Artigo Anais X CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

SER PROFESSOR, SER HOMEM: UM ESTUDO SOBRE CONCEPÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE PARA UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 04 de junho de 2014

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar as concepções de relações de gênero de um grupo professores da Educação Básica do município de Alagoa Grande - Paraíba que atuam no 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Para a realização desta pesquisa qualitativa, de tipologia analítico-descritiva, foi utilizada uma entrevista semiestruturada com professores escolhidos. A construção e a análise do objeto têm como fundamentação teórica os estudos de Michel Foucault, Joan Scott e Guacira Lopes Louro. Constatamos que todos esses discursos sobre relações de gênero e sexualidade nos levam a observar como essas instâncias ainda encontram respaldo nas diferenças biológicas, pois se pensar o homem nessas condições da sua docência, provoca discursos que norteiam toda uma construção, pois se verifica a vida desses homens no universo tipicamente feminino, que mediante a seu trabalho de professor implica em narrativas, impressões no sentido de que suas condutas, tanto no espaço público como no privado, devem corresponder ao que é socialmente estipulado ao seu gênero.

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