Artigo Anais X CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

Visualizações: 190
SER PROFESSOR, SER HOMEM: UM ESTUDO SOBRE CONCEPÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE PARA UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: RELAÇÃO DE GÊNERO, SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) Currículo, gênero e sexualidades

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar as concepções de relações de gênero de um grupo professores da Educação Básica do município de Alagoa Grande - Paraíba que atuam no 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Para a realização desta pesquisa qualitativa, de tipologia analítico-descritiva, foi utilizada uma entrevista semiestruturada com professores escolhidos. A construção e a análise do objeto têm como fundamentação teórica os estudos de Michel Foucault, Joan Scott e Guacira Lopes Louro. Constatamos que todos esses discursos sobre relações de gênero e sexualidade nos levam a observar como essas instâncias ainda encontram respaldo nas diferenças biológicas, pois se pensar o homem nessas condições da sua docência, provoca discursos que norteiam toda uma construção, pois se verifica a vida desses homens no universo tipicamente feminino, que mediante a seu trabalho de professor implica em narrativas, impressões no sentido de que suas condutas, tanto no espaço público como no privado, devem corresponder ao que é socialmente estipulado ao seu gênero.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.