O USO DE UM MÉTODO DE ENSINO É FUNDAMENTAL PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO DOCENTE E DEVE SER UM PROCEDIMENTO AMPLAMENTE UTILIZADO NO PLANEJAMENTO DAS AULAS DOS PROFESSORES. NESSA PERSPECTIVA, ESSE ARTIGO TEVE COMO OBJETIVO DE ESTUDO ANALISAR DE FORMA DESCRITIVA, EM UMA DISCIPLINA DE FÉRIAS INTITULADA POR: CURRÍCULO, AVALIAÇÃO E CRIATIVIDADE NA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMO A METODOLOGIA DA SEQUÊNCIA FEDATHI (SF) PODE CONTRIBUIR COM A POSTURA DO PROFESSOR NO MOMENTO DE ENSINAR. PARA TANTO, ESSA PESQUISA TEVE COMO PRESSUPOSTO, TEÓRICOS DE BORGES NETO (2001) E SANTOS (2018). NESSA PESQUISA FOI FEITO A PRIORI, UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO EM QUE ADOTAMOS COMO FONTE AS PUBLICAÇÕES NACIONAIS SOBRE A METODOLOGIA DA SF. DELIMITAMOS AS BUSCAS DESSAS PUBLICAÇÕES À PLATAFORMA SCIELO. BR (SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY OLINE) E O BANCO DE DISSERTAÇÕES E TESES – UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC). JÁ NA PESQUISA EM LÓCUS PROCURAMOS ANALISAR FATOS/E OU FENÔMENOS, FAZENDO UMA DESCRIÇÃO DETALHADA DA FORMA COMO SE DEU TODO O PROCESSO DA METODOLOGIA DA SF NA DISCIPLINA DE FÉRIAS QUE FOI PLANEJADA NA PERSPECTIVA DE AULAS DINÂMICAS, TAIS COMO: AULA EXPOSITIVA DIALOGADA, ATIVIDADES PRÁTICAS, DINÂMICA DE GRUPO, LEITURAS E ESTUDOS DE TEXTOS, PESQUISAS E PRÁTICAS ORIENTADAS. A PESQUISA TINHA 30 PARTICIPANTES E FOI REALIZADA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. OS RESULTADOS ENCONTRADOS NESTA PESQUISA JUSTIFICAM O USO DA SEQUÊNCIA FEDATHI COMO METODOLOGIA DE ENSINO, POIS POSSIBILITOU UMA MUDANÇA DE POSTURA DOS PROFESSORES CURSISTAS EM QUANTO SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA.