A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA É UM PROGRAMA NOVO, SANCIONADO EM 2018 E CRIADO PELA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ONDE PROMOVEM AÇÕES EM BUSCA DE UMA MAIOR QUALIFICAÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA. ASSIM, ESTE PROGRAMA DEVE PROPORCIONAR UMA VIVÊNCIA MAIOR COM A PROFISSÃO OFERECENDO A REAL EXPERIÊNCIA DO QUE É SER UM PROFESSOR. POSSUI CARGA HORÁRIA AMPLIADA, PRÁTICAS SUPERVISIONADAS, REPASSE DE EXPERIÊNCIAS, REFLEXÕES ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS DURANTE O ESTÁGIO, EM BUSCA DE POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA AS PROBLEMÁTICAS E ALÉM DISSO, INOVAÇÕES NAS METODOLOGIAS DE ENSINO. DESSA FORMA, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FAZER UM LEVANTAMENTO DAS EXPERIÊNCIAS INICIAIS DOS ALUNOS RESIDENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM O INTUITO DE SABER O REAL IMPACTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA VIDA ACADÊMICA DOS MESMOS, POSSIBILITANDO UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PROGRAMA. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA A PARTIR DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM OS 24 BOLSISTAS E DE ACORDO COM OS DADOS ENCONTRADOS PODE-SE DIZER QUE O PROGRAMA POSSUI UMA BOA INICIATIVA COM RELAÇÃO A UMA MELHOR QUALIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE DOCENTES, PORÉM, POR SE TRATAR DE UM PROGRAMA NOVO, AINDA HÁ MUITAS PROBLEMÁTICAS A SEREM SOLUCIONADAS. NO GERAL, CONCLUI-SE QUE A PESQUISA FOI SATISFATÓRIA, POIS LEVOU OS ALUNOS A PENSAR COM UMA VISÃO MAIS CRÍTICA, ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO DECORRER DO ESTÁGIO, PROPORCIONADO UMA DISCUSSÃO MAIS ATIVA.