Artigo Anais X CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

RELAÇÕES DE GÊNERO E MASCULINIDADES NAS PRÁTICAS CORPORAIS E ESCOLARES.

Palavra-chaves: GÊNERO, MASCULINIDADES, PRÁTICAS CORPORAIS Comunicação Oral (CO) Práticas pedagógicas, sujeitos e gênero
"2014-06-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 5761
    "edicao_id" => 18
    "trabalho_id" => 9
    "inscrito_id" => 159
    "titulo" => "RELAÇÕES DE GÊNERO E MASCULINIDADES NAS PRÁTICAS CORPORAIS E ESCOLARES."
    "resumo" => "O gênero no espaço escolar não se inscreve apenas em portas de banheiro, em muros e em paredes. Ele “invade” a escola por meio das atitudes dos alunos em sala de aula, na convivência social entre eles e ainda é reproduzido nas disciplinas de formação do profissional de educação física. Este ensaio tem como objetivo analisar criticamente as identidades, as relações de gênero e os desdobramentos das masculinidades no contexto das práticas corporais e escolares. Pretendemos, com este estudo, dar contributo ao meio acadêmico, iniciando uma discussão ao alcance de propostas centradas na construção social das masculinidades na esfera da cultura corporal de movimento. As primeiras impressões permitem inferir que deve haver maior preocupação por parte dos estudiosos e professores com relação às questões de gênero no espaço aberto das práticas corporais, por este propiciar uma maior liberdade de ação e expressão lógico-crítica e a vivência plena de sua corporeidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Práticas pedagógicas, sujeitos e gênero"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, MASCULINIDADES, PRÁTICAS CORPORAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_05_2014_13_50_02_idinscrito_159_355fd1caf38dbd01096df643bca60ecf.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:13:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA SILVA PONTES"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA PONTES"
    "autor_email" => "vanessaflu@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-conages"
    "edicao_nome" => "Anais X CONAGES"
    "edicao_evento" => "X Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d92ed7898d_19022020165629.png"
    "edicao_capa" => "5e4d92ed74ea7_19022020165629.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-06-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 5761
    "edicao_id" => 18
    "trabalho_id" => 9
    "inscrito_id" => 159
    "titulo" => "RELAÇÕES DE GÊNERO E MASCULINIDADES NAS PRÁTICAS CORPORAIS E ESCOLARES."
    "resumo" => "O gênero no espaço escolar não se inscreve apenas em portas de banheiro, em muros e em paredes. Ele “invade” a escola por meio das atitudes dos alunos em sala de aula, na convivência social entre eles e ainda é reproduzido nas disciplinas de formação do profissional de educação física. Este ensaio tem como objetivo analisar criticamente as identidades, as relações de gênero e os desdobramentos das masculinidades no contexto das práticas corporais e escolares. Pretendemos, com este estudo, dar contributo ao meio acadêmico, iniciando uma discussão ao alcance de propostas centradas na construção social das masculinidades na esfera da cultura corporal de movimento. As primeiras impressões permitem inferir que deve haver maior preocupação por parte dos estudiosos e professores com relação às questões de gênero no espaço aberto das práticas corporais, por este propiciar uma maior liberdade de ação e expressão lógico-crítica e a vivência plena de sua corporeidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Práticas pedagógicas, sujeitos e gênero"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, MASCULINIDADES, PRÁTICAS CORPORAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_05_2014_13_50_02_idinscrito_159_355fd1caf38dbd01096df643bca60ecf.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:13:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA SILVA PONTES"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA PONTES"
    "autor_email" => "vanessaflu@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-conages"
    "edicao_nome" => "Anais X CONAGES"
    "edicao_evento" => "X Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d92ed7898d_19022020165629.png"
    "edicao_capa" => "5e4d92ed74ea7_19022020165629.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-06-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de junho de 2014

Resumo

O gênero no espaço escolar não se inscreve apenas em portas de banheiro, em muros e em paredes. Ele “invade” a escola por meio das atitudes dos alunos em sala de aula, na convivência social entre eles e ainda é reproduzido nas disciplinas de formação do profissional de educação física. Este ensaio tem como objetivo analisar criticamente as identidades, as relações de gênero e os desdobramentos das masculinidades no contexto das práticas corporais e escolares. Pretendemos, com este estudo, dar contributo ao meio acadêmico, iniciando uma discussão ao alcance de propostas centradas na construção social das masculinidades na esfera da cultura corporal de movimento. As primeiras impressões permitem inferir que deve haver maior preocupação por parte dos estudiosos e professores com relação às questões de gênero no espaço aberto das práticas corporais, por este propiciar uma maior liberdade de ação e expressão lógico-crítica e a vivência plena de sua corporeidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.