NESSE ARTIGO APRESENTAMOS A HISTÓRIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL A PARTIR DO CONHECIDO MAIO DE 1968, NA FRANÇA, PASSANDO POR UMA ANÁLISE DESSE MOVIMENTO NO BRASIL, DURANTE O PERÍODO DITADURA MILITAR, DESTACANDO A RELEVÂNCIA DAS ORGANIZAÇÕES ESTUDANTIS COMO A UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES (UNE). TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER SUAS FORMAS DE ATUAÇÃO, LUTAS, E ORGANIZAÇÃO COMO UMA PRÁXIS PEDAGÓGICA, NA TENTATIVA DE CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES, ESPECIALMENTE COM A FORMAÇÃO POLÍTICA E HISTÓRICA DOS CENTROS ACADÊMICOS. A METODOLOGIA APLICADA A ESSE TRABALHO FOI À PESQUISA TEÓRICO BIBLIOGRÁFICA E OS DEBATES REALIZADOS JUNTO AOS GRUPOS DE ESTUDOS GRAMSCI E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR E DO GRUPO DE ESTUDOS LUTAS UNIVERSITÁRIAS, TRABALHO E EDUCAÇÃO (GELUTE), E NO PROJETO DE PESQUISA MOVIMENTO ESTUDANTIL: GÊNESE E DESDOBRAMENTO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS. TEMOS COMO BASE TEÓRICA PARA NOSSAS ANÁLISES OS PRESSUPOSTOS DA FILOSOFIA MARXIANA, PORTANTO UMA CONCEPÇÃO DIALÉTICA DA HISTÓRIA. QUANDO PASSAMOS A ESTUDAR O MOVIMENTO ESTUDANTIL BUSCAMOS INICIALMENTE TRAZER O SEU SURGIMENTO E FORMAS DE ATUAÇÃO, NA TENTATIVA TAMBÉM DE DEMONSTRAR COMO O ACESSO AO CONTEÚDO DESSA TEMÁTICA AINDA É POUCO DEBATIDO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES, OPTAMOS TAMBÉM POR ESSE RECORTE DA HISTÓRIA TENDO EM VISTA A ATUAL CONJUNTURA QUE ESTAMOS VIVENCIANDO, NA QUAL QUEREM APAGAR DA HISTÓRIA E RETIRAR DOS LIVROS DIDÁTICOS O QUE DE FATO FOI A DITADURA MILITAR.