O ENSINO DE QUÍMICA GERALMENTE VEM SENDO ESTRUTURADO EM TORNO DE ATIVIDADES QUE LEVAM À MEMORIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES, FÓRMULAS E CONHECIMENTOS, QUE LIMITAM O APRENDIZADO DOS ALUNOS E CONTRIBUEM PARA A DESMOTIVAÇÃO EM APRENDER E ESTUDAR QUÍMICA. NESSE CENÁRIO, OS JOGOS MOSTRARAM-SE ELEMENTOS MUITO VALIOSOS NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO, PERMITINDO O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO ÂMBITO DA COMUNICAÇÃO, DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, DA LIDERANÇA E DO TRABALHO EM EQUIPE, UTILIZANDO A RELAÇÃO COOPERAÇÃO/COMPETIÇÃO EM UM CONTEXTO FORMATIVO. ASSIM, ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO A AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE CARÁTER LÚDICO, APLICADA NA FORMAÇÃO BÁSICA DE TURMAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DO IFPB - CAMPUS CAMPINA GRANDE E DO COLÉGIO ESTADUAL DE ESPERANÇA-PB, COM A FINALIDADE DE FACILITAR A APRENDIZAGEM EM LIGAÇÕES QUÍMICAS. OS DADOS DA PROPOSTA FORAM COLETADOS E AVALIADOS MEDIANTE OBSERVAÇÃO DO DESEMPENHO DOS DISCENTES DURANTE A APLICAÇÃO DO MATERIAL, QUESTIONÁRIO BASEADO NA ESCALA PSICOMÉTRICA DE LIKERT, GRÁFICO GERADO A PARTIR DO QUESTIONÁRIO E AVALIAÇÃO DA PROPOSTA POR PARTE DOS ENVOLVIDOS A PARTIR DE RESPOSTA LIVRE. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE O JOGO PROPOSTO PODE SER NÃO SÓ INSTRUMENTO FACILITADOR NA APRENDIZAGEM, MAS TAMBÉM FACILITADOR NO DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES COMUNICATIVAS, CRIATIVIDADE E SOCIABILIDADE DO DISCENTE; ALÉM DA EXCELENTE ACEITAÇÃO POR PARTE DOS ENVOLVIDOS. PORTANTO, É POSSÍVEL CONCLUIR QUE A PROPOSTA LÚDICA PARA FINS DIDÁTICOS MOSTROU-SE EFICIENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E PODE SER APERFEIÇOADA PARA SER UTILIZADA COMO ATIVIDADE COMPLEMENTAR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO ALUNO.