O TRABALHO VERSA SOBRE A VIDA BIOGRAFADA DO IMPERADOR ROMANO CAIO CÉSAR CALÍGULA, SOB A PERSPECTIVA DO ESCRITOR CAIO SUETÔNIO TRANQUILO. DURANTE O PERÍODO DE EXISTÊNCIA DESSE IMPÉRIO, FORAM PRODUZIDAS MUITAS BIOGRAFIAS DOS IMPERADORES, ENTRETANTO, APENAS UMA PARTE RESISTIU AO TEMPO. AO LONGO DESSA PESQUISA, FORAM CONSIDERADAS AS POSSÍVEIS INTERFERÊNCIAS HUMANAS NA SELEÇÃO DAS INFORMAÇÕES DE QUE SE TEM REGISTRO, QUE SÃO EXTERNAS AO PASSAR DOS ANOS E INFLUENCIAM AS REPRESENTAÇÕES QUE TEMOS HOJE REFERENTES A CADA IMPERADOR.
BUSCAMOS, AQUI DISCUTIR, ESPECIFICAMENTE, O LUGAR SOCIAL NO QUAL O BIÓGRAFO SUETÔNIO ESTEVE INSERIDO, BEM COMO SEUS ARGUMENTOS E FONTES DE INFORMAÇÃO, E QUAIS AS POSSÍVEIS INTENÇÕES DO AUTOR NA PRODUÇÃO DESSAS NARRATIVA PARA QUE ENTENDAMOS AS CARACTERÍSTICAS QUE DIFERENCIAVAM, NA SOCIEDADE ROMANA DA ANTIGUIDADE, O BOM DO MAU IMPERADOR.
ESTA PESQUISA QUALITATIVA SE JUSTIFICA POR CONTRIBUIR COM REFLEXÕES ACERCA DAS ESTRUTURAS E DA MENTALIDADE SOCIAL DA ROMA ANTIGA, AJUDANDO NA COMPREENSÃO DE ELEMENTOS QUE AINDA SE FAZEM PRESENTES NA SOCIEDADE COEVA. SEU RESULTADO APONTOU PARA VESTÍGIOS DE UMA NARRATIVA TENDENCIOSA DO BIÓGRAFO ROMANO NA DESCRIÇÃO DAS ATITUDES DE CALÍGULA.
ENFIM, FOI CONCLUÍDA A IMPRESCINDIBILIDADE DO AQUECIMENTO DOS DEBATES QUE ENVOLVEM O PAPEL DO HISTORIADOR NA PROCURA PELA INTERPRETAÇÃO CRÍTICA DAS FONTES, ÀS QUAIS, ESSES PROFISSIONAIS TÊM ACESSO.