O PRESENTE TRABALHO TRATA ACERCA DAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA E COMO ESTAS PODEM REPRESENTAR FERRAMENTAS PODEROSAS PARA POTENCIALIZAR A VIDA ACADÊMICA DAQUELES QUE SÃO RECÉM-INGRESSOS A QUALQUER CURSO DE GRADUAÇÃO, ONDE DIRECIONAMOS O FOCO DESTA PESQUISA PARA A PEDAGOGIA, QUE É UMA ÁREA DIRETAMENTE LIGADA A ESTAS PRÁTICAS E TORNA-SE DE EXTREMA IMPORTÂNCIA O CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO A ESTA ABORDAGEM. COMO PERCURSO METODOLÓGICO, OPTAMOS PELA PESQUISA QUALITATIVA, ONDE BUSCAMOS ANALISAR TEXTOS QUE TRATASSEM DA LEITURA E DA ESCRITA COMO FONTES POTENCIALIZADORAS DENTRO DO ESPAÇO ACADÊMICO. NESSE ESTUDO, FOI POSSÍVEL ANALISAR DE MANEIRA DETALHADA QUE A LEITURA E A ESCRITA ESTÃO PARA ALÉM DE FERRAMENTAS UTILIZADAS E NECESSÁRIAS UNICAMENTE PARA A ALFABETIZAÇÃO, MAS QUE ESTAS REPRESENTAM UM LEQUE DE POSSIBILIDADES, ONDE BUSCAMOS DETALHAR OS TIPOS DE LEITURA E DE ESCRITA EXISTENTES E COMO ESTAS SÃO COBRADAS DENTRO DO ÂMBITO ACADÊMICO PARA DIRECIONAR MELHOR AQUELES QUE ESTÃO EM FASE INICIAL DE APRENDIZADO. NESTE ESTUDO, TAMBÉM ENFATIZAMOS QUE QUANDO O ESTUDANTE POSSUI DOMÍNIO ACERCA DESTAS PRÁTICAS TORNA-SE CADA VEZ MAIS FÁCIL DESENVOLVER QUALQUER QUE SEJA O ASSUNTO LIGADO À ÁREA DE CONHECIMENTO DE QUALQUER PESQUISADOR, SEJA ELE EM UM ESTÁGIO AVANÇADO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA, MAS PRINCIPALMENTE ELE SENDO INICIANTE, QUE É O FOCO DA NOSSA PESQUISA.