Artigo Anais VI JOIN / Brasil - Portugal

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

A SINDROME DE BURNOUT NA PROFISSÃO PROFESSOR

Palavra-chaves: BURNOUT, CANSAÇO, PROFESSOR, SÍNDROME, SÍNDROME Comunicação Oral (CO) AT 33: Educação
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57406
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 201
    "inscrito_id" => 314
    "titulo" => "A SINDROME DE BURNOUT NA PROFISSÃO PROFESSOR"
    "resumo" => "ESTAMOS ATUALMENTE NA ERA GLOBALIZADA, UM PERÍODO MOVIDO POR CONSTANTES E RÁPIDAS TRANSFORMAÇÕES EM TODAS AS DIMENSÕES DA ESTRUTURA SOCIAL, PRINCIPALMENTE NO QUE REFERE-SE A DIMENSÃO DO TRABALHO QUE EXIGE QUE O PROFISSIONAL TENHA UMA ESTREITA RELAÇÃO COM OUTROS SUJEITOS AO ATENDÊ-LOS, O QUE  GERA MUITAS INQUIETAÇÕES, INCERTEZAS , DÚVIDAS  E DIFICULDADES POR PARTE DOS TRABALHADORES QUE DEVEM  LIDAR COM ESSES SUJEITOS EM SITUAÇÕES ADVERSAS ,ACARRETANDO, DESTA FORMA,  ALGUNS TRANSTORNOS  MENTAIS, ENTRE ELES DESTACA-SE A SÍNDROME DE BURNOUT QUE É UMA CONSEQUÊNCIA DO ESTRESSE CRÔNICO CAUSADO POR INÚMEROS ASPECTOS QUE PERMEIAM A RELAÇÃO  INTENSA COM OUTROS SUJEITOS NO ÂMBITO DO EMPREGO. ESTE TRABALHO  BUSCA DISCUTIR SOBRE AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA SÍNDROME DE BURNOUT, QUE TRATA-SE DE UMA DOENÇA QUE TENDE A MANIFESTAR-SE   NOS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM ATENDENDO  DIRETAMENTE OUTRAS  PESSOAS , EM ESPECIAL NA PROFISSÃO DOCENTE. PARA TANTO, FIZEMOS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ANALISANDO AS PERSPECTIVAS DE ALGUNS AUTORES QUE APRESENTAM O  CONCEITO DA SÍNDROME DE BURNOUT  E SEUS SINTOMAS , LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO PRINCIPALMENTE  O TRABALHO DO PROFESSOR, QUE É UM DOS PROFISSIONAIS QUE CARREGAM UMA RESPONSABILIDADE IMENSA DE FORMAR CIDADÃOS ATIVOS NA SOCIEDADE E CRÍTICOS E REFLEXIVOS FRENTE A COMPLEXIDADE DA ATUALIDADE.  PERCEBEMOS ,COM AS  RESPOSTAS  DESTE  ESTUDO,    A  INSUFICIÊNCIA DE PESQUISAS RELACIONADAS A ESSA PAUTA E A NECESSIDADE DE AVERIGUAR OS MOTIVOS DO ADOECIMENTO DOS DOCENTES  NO QUE TANGE O ESTRESSE RESULTANTE DE SUA ROTINA DE TRABALHO EXAUSTIVA E COMPLEXA E ABRIR CAMINHOS PARA A ARTICULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS QUE EVITEM OU MESMO  AMENIZEM ESSE PROBLEMA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 33: Educação"
    "palavra_chave" => "BURNOUT, CANSAÇO, PROFESSOR, SÍNDROME, SÍNDROME"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA107_ID314_14072019235601.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATANAEL DA SILVA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "NATAN SILVA"
    "autor_email" => "naeldsilvas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57406
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 201
    "inscrito_id" => 314
    "titulo" => "A SINDROME DE BURNOUT NA PROFISSÃO PROFESSOR"
    "resumo" => "ESTAMOS ATUALMENTE NA ERA GLOBALIZADA, UM PERÍODO MOVIDO POR CONSTANTES E RÁPIDAS TRANSFORMAÇÕES EM TODAS AS DIMENSÕES DA ESTRUTURA SOCIAL, PRINCIPALMENTE NO QUE REFERE-SE A DIMENSÃO DO TRABALHO QUE EXIGE QUE O PROFISSIONAL TENHA UMA ESTREITA RELAÇÃO COM OUTROS SUJEITOS AO ATENDÊ-LOS, O QUE  GERA MUITAS INQUIETAÇÕES, INCERTEZAS , DÚVIDAS  E DIFICULDADES POR PARTE DOS TRABALHADORES QUE DEVEM  LIDAR COM ESSES SUJEITOS EM SITUAÇÕES ADVERSAS ,ACARRETANDO, DESTA FORMA,  ALGUNS TRANSTORNOS  MENTAIS, ENTRE ELES DESTACA-SE A SÍNDROME DE BURNOUT QUE É UMA CONSEQUÊNCIA DO ESTRESSE CRÔNICO CAUSADO POR INÚMEROS ASPECTOS QUE PERMEIAM A RELAÇÃO  INTENSA COM OUTROS SUJEITOS NO ÂMBITO DO EMPREGO. ESTE TRABALHO  BUSCA DISCUTIR SOBRE AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA SÍNDROME DE BURNOUT, QUE TRATA-SE DE UMA DOENÇA QUE TENDE A MANIFESTAR-SE   NOS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM ATENDENDO  DIRETAMENTE OUTRAS  PESSOAS , EM ESPECIAL NA PROFISSÃO DOCENTE. PARA TANTO, FIZEMOS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ANALISANDO AS PERSPECTIVAS DE ALGUNS AUTORES QUE APRESENTAM O  CONCEITO DA SÍNDROME DE BURNOUT  E SEUS SINTOMAS , LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO PRINCIPALMENTE  O TRABALHO DO PROFESSOR, QUE É UM DOS PROFISSIONAIS QUE CARREGAM UMA RESPONSABILIDADE IMENSA DE FORMAR CIDADÃOS ATIVOS NA SOCIEDADE E CRÍTICOS E REFLEXIVOS FRENTE A COMPLEXIDADE DA ATUALIDADE.  PERCEBEMOS ,COM AS  RESPOSTAS  DESTE  ESTUDO,    A  INSUFICIÊNCIA DE PESQUISAS RELACIONADAS A ESSA PAUTA E A NECESSIDADE DE AVERIGUAR OS MOTIVOS DO ADOECIMENTO DOS DOCENTES  NO QUE TANGE O ESTRESSE RESULTANTE DE SUA ROTINA DE TRABALHO EXAUSTIVA E COMPLEXA E ABRIR CAMINHOS PARA A ARTICULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS QUE EVITEM OU MESMO  AMENIZEM ESSE PROBLEMA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 33: Educação"
    "palavra_chave" => "BURNOUT, CANSAÇO, PROFESSOR, SÍNDROME, SÍNDROME"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA107_ID314_14072019235601.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATANAEL DA SILVA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "NATAN SILVA"
    "autor_email" => "naeldsilvas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de setembro de 2019

Resumo

ESTAMOS ATUALMENTE NA ERA GLOBALIZADA, UM PERÍODO MOVIDO POR CONSTANTES E RÁPIDAS TRANSFORMAÇÕES EM TODAS AS DIMENSÕES DA ESTRUTURA SOCIAL, PRINCIPALMENTE NO QUE REFERE-SE A DIMENSÃO DO TRABALHO QUE EXIGE QUE O PROFISSIONAL TENHA UMA ESTREITA RELAÇÃO COM OUTROS SUJEITOS AO ATENDÊ-LOS, O QUE GERA MUITAS INQUIETAÇÕES, INCERTEZAS , DÚVIDAS E DIFICULDADES POR PARTE DOS TRABALHADORES QUE DEVEM LIDAR COM ESSES SUJEITOS EM SITUAÇÕES ADVERSAS ,ACARRETANDO, DESTA FORMA, ALGUNS TRANSTORNOS MENTAIS, ENTRE ELES DESTACA-SE A SÍNDROME DE BURNOUT QUE É UMA CONSEQUÊNCIA DO ESTRESSE CRÔNICO CAUSADO POR INÚMEROS ASPECTOS QUE PERMEIAM A RELAÇÃO INTENSA COM OUTROS SUJEITOS NO ÂMBITO DO EMPREGO. ESTE TRABALHO BUSCA DISCUTIR SOBRE AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA SÍNDROME DE BURNOUT, QUE TRATA-SE DE UMA DOENÇA QUE TENDE A MANIFESTAR-SE NOS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM ATENDENDO DIRETAMENTE OUTRAS PESSOAS , EM ESPECIAL NA PROFISSÃO DOCENTE. PARA TANTO, FIZEMOS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ANALISANDO AS PERSPECTIVAS DE ALGUNS AUTORES QUE APRESENTAM O CONCEITO DA SÍNDROME DE BURNOUT E SEUS SINTOMAS , LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO PRINCIPALMENTE O TRABALHO DO PROFESSOR, QUE É UM DOS PROFISSIONAIS QUE CARREGAM UMA RESPONSABILIDADE IMENSA DE FORMAR CIDADÃOS ATIVOS NA SOCIEDADE E CRÍTICOS E REFLEXIVOS FRENTE A COMPLEXIDADE DA ATUALIDADE. PERCEBEMOS ,COM AS RESPOSTAS DESTE ESTUDO, A INSUFICIÊNCIA DE PESQUISAS RELACIONADAS A ESSA PAUTA E A NECESSIDADE DE AVERIGUAR OS MOTIVOS DO ADOECIMENTO DOS DOCENTES NO QUE TANGE O ESTRESSE RESULTANTE DE SUA ROTINA DE TRABALHO EXAUSTIVA E COMPLEXA E ABRIR CAMINHOS PARA A ARTICULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS QUE EVITEM OU MESMO AMENIZEM ESSE PROBLEMA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.