O PRESENTE ESTUDO PRETENDE FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE, A EDUCAÇÃO COMO FORMA DE METAMORFOSE SOCIAL, TENDO POR RECORTE O BRASIL, MAIS DETALHADO DA ASCENÇÃO DAS CLASSES MAIS DESPROVIDA DE RECURSOS AOS BANCOS ACEDÊMICOS, SENDO QUE A EDUCAÇÃO É UM FATO MELINDROSO, COMPOSTO POR UM GRANDE NÚMERO DE CORRENTES, VERTENTES, TENDÊNCIAS E CONCEPÇÕES, ENRAIZADAS EM CULTURAS E FILOSOFIAS DIVERSAS. A EDUCAÇÃO TIDA COMO UM DIREITO CONSTITUCIONAL E SEGURADA PELA ONU, QUE ESTABELECE UMA SÉRIE DE METAS EDUCACIONAIS COLOCANDO A EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS COMO SENDO UMA ESTRATÉGIA DE LONGO PRAZO DIRECIONADA PARA AS NECESSIDADES DAS GERAÇÕES FUTURAS E O DESENVOLVIMENTO DAS NAÇÕES. COMO TODA EDUCAÇÃO É POLÍTICA, COMO NOS ENSINOU PAULO FREIRE, ELA NÃO É NEUTRA, POIS, NECESSARIAMENTE, PROVOCA PRINCÍPIOS E VALORES QUE REPRESENTAM CERTA VISÃO DE MUNDO E DE SOCIEDADE. DAÍ EXISTE MUITAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO. NÃO DÁ PARA FALAR DE UMA EDUCAÇÃO EM GERAL, SEPARANDO-A DE SE SEU CONTEXTO HISTÓRICO SENTIDO E VIVIDO DE CADA SOCIEDADE. A DIVERSIDADE É A MARCA DESSE MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO SOCIAL, POPULAR, CIDADÃ, CÍVICA, COMUNITÁRIA, QUE BUSCA UMA SOCIEDADE JUSTA E SOLIDARIA. O PRESENTE TRABALHO RESULTA DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM MÉTODO DEDUTIVO- ANALÍTICO.