O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO POPULAR, COM CARGA HORÁRIA DE 80 H, VINCULADO AO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA). O REFERIDO ESTÁGIO FOI REALIZADO NO CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA (CENTRO POP), NO QUAL FOI APLICADO UM PROJETO INTITULADO: “SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E A REDUÇÃO DE DANOS COM OS FILHOS DA RUA NO CENTRO POP DE SOBRAL-CEARÁ”. OBJETIVOU-SE PROMOVER ATIVIDADES PEDAGÓGICAS QUE CONTEMPLASSEM DISCUSSÕES ACERCA DAS POLÍTICAS DE REDUÇÃO DE DANOS (RDS), ATRAVÉS DE CÍRCULOS DE CULTURA, ESTIMULANDO A COMPREENSÃO E A PARTICIPAÇÃO MEDIANTE A ESTAS. NO ESTÁGIO, A PRIORI, FORAM EXPLANADAS REFLEXÕES QUANTO AO ESPAÇO NO QUAL AS ATIVIDADES DEVERIAM SER DESENVOLVIDAS E A RESPEITO DA PLURALIDADE DOS ATOS EDUCATIVOS EM TORNO DA EDUCAÇÃO NOS ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES E SUA SIGNIFICÂNCIA. OS MÉTODOS QUE EMBASARAM ESSA PRÁTICA PEDAGÓGICA FORAM PAUTADOS NO DIÁLOGO, AUTONOMIA E O PROTAGONISMO, CARACTERÍSTICAS MARCANTES DA PEDAGOGIA FREIRIANA, ESTABELECENDO-SE, ENQUANTO PRINCÍPIO NORTEADOR DAS PRÁTICAS UTILIZADAS. COM ESSA EXPERIÊNCIA FORAM TECIDAS ALGUMAS COMPREENSÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO FORA DO CHÃO DA ESCOLA E A SUA IMPORTÂNCIA NESSAS INSTITUIÇÕES. SABE-SE QUE EXISTEM NOS SETORES SOCIAIS A NECESSIDADE DE PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E AVALIAÇÃO E O PEDAGOGO É O PROFISSIONAL CAPACITADO PARA DESENVOLVER TAIS ATIVIDADES AO IMPLANTAR E/OU IMPLEMENTAR AÇÕES EDUCATIVAS NA PERSPECTIVA DE CONTRIBUIR COM A TRANSFORMAÇÃO DE SUJEITOS QUE SE ENCONTRAM EM ESTADO DE VULNERABILIDADE SOCIAL.