AO LONGO DAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS DO SÉCULO XX, A NECESSIDADE DE FORMAR INTEGRALMENTE O EDUCANDO
TORNOU-SE A GRANDE PRIORIDADE DA EDUCAÇÃO FORMAL, PORÉM AINDA HOJE ALCANÇAR ESSE INTUITO É UM GRANDE
DESAFIO PARA AS ESCOLAS, QUE PRECISAM CADA VEZ MAIS DO APOIO FAMILIAR. O PRESENTE TRABALHO TEM O
OBJETIVO DE DISCUTIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E EDUCACIONAL DAS
CRIANÇAS E JOVENS, E REFLETIR SOBRE A NECESSIDADE DO ACOMPANHAMENTO AFETIVO NO PROCESSO DESSE
DESENVOLVIMENTO. TENDO COMO BASE O APORTE TEÓRICO DAS OBRAS DE HANNAH ARENDT (2011), ALTHUSSER
(2007), SILVA (2011), ENTRE OUTROS, QUE FUNDAMENTAM NOSSAS DISCUSSÕES. CONSIDERAMOS QUE ESTE ARTIGO
TEM COMO IMPORTÂNCIA ALERTAR E ORIENTAR AS FAMÍLIAS E INSTITUIÇÕES LIGADAS AOS ENTES PARA QUE HAJA
MENOS CONFLITOS E UM MELHOR DESENVOLVIMENTO NAS CARACTERÍSTICAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS.