O ARTIGO OBJETIVOU ANALISAR O MODELO DE ATUAÇÃO DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DA ZONA URBANA DA CIDADE DE PARNAÍBA-PI, ANALISANDO A CONCEPÇÃO E AS PRÁTICAS DE GESTÃO SOB O PONTO DE VISTA DA GESTORA, BEM COMO OS ASPECTOS RELEVANTES ACERCA DAS SUAS CARACTERÍSTICAS E FORMAS DE AÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR. FRUTO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA EM ANDAMENTO, USANDO A METODOLOGIA DO ESTUDO DE CASO, O TRABALHO FOCALIZA OS PROCESSOS E AS PRÁTICAS DE GESTÃO, INCLUINDO A INFRAESTRUTURA, O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP), A PARTICIPAÇÃO DO CORPO DOCENTE, ESTUDANTES E DA COMUNIDADE EM TODOS OS ÂMBITOS QUE DIZEM RESPEITO AO ESPAÇO ESCOLAR. A INVESTIGAÇÃO TEM RELEVÂNCIA NA MEDIDA EM QUE MUITOS SUJEITOS INFORMAM E APRESENTAM SUAS ESCOLAS COMO MODELOS DEMOCRÁTICOS, O QUE NEM SEMPRE CONSTATAMOS QUANDO OBSERVAMOS ATENTAMENTE AS CONCEPÇÕES, AS PRÁTICAS E O FUNCIONAMENTO DAS INSTÂNCIAS DE DECISÃO. O PRESENTE TRABALHO ESTÁ RESPALDADO NAS CONTRIBUIÇÕES DE HELOISA LUCK, VITOR PARO E NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (LDB). VERIFICAMOS QUE O ATO DE GERIR NÃO SE RESTRINGE SIMPLESMENTE A IMPLEMENTAÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DE UM CARGO, MAS IMPLICA UMA MULTIPLICIDADE DE AÇÕES E TAREFAS QUE REMETAM A UM ENSINO EFICIENTE E COM QUALIDADE PARA TODOS, FUNDADO NUMA CONCEPÇÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA E NO FUNCIONAMENTO ATIVO DE INSTÂNCIAS QUE, DE FORMA CONSCIENTE, CUMPRAM SEU PAPEL TÉCNICO, SOCIAL E POLÍTICO NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR.