Artigo Anais X CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

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“COMPRE AQUI E MORE BEM”: A LINGUAGEM PUBLICITÁRIA E OS DISCURSOS DA PROPAGANDA IMOBILIÁRIA

Palavra-chaves: PUBLICIDADE, LINGUAGEM E SEDUÇÃO, DISCURSO Comunicação Oral (CO) Estudos de língua-linguística, sujeitos e discursos

Resumo

Os textos publicitários se apropriam de uma linguagem persuasiva que revela a presença de ideologias marcadas pelo poder de convencimento e sedução do sujeito. Dessas ideologias, emergem regras, valores, ideias e imposições constituídas na e pela sociedade, sendo assim, os anúncios publicitários constituem-se um “terreno” propício para vender produtos ou serviços e manipular as atitudes do sujeito, de modo que este incorpore padrões e comportamentos sociais. É por meio da linguagem que a publicidade, ao se revestir de uma carga ideológica, construirá os sentidos a fim de atender às necessidades do sujeito e resolver seus problemas, resolução que se dá pelo consumo do que é anunciado. Dessa forma, analisamos a linguagem da publicidade em propagandas de imobiliárias veiculadas em outdoors, considerando os arranjos ideológicos, isto é, os discursos negociados na construção dos sentidos que circulam na sociedade campinense. Para tanto, selecionamos três anúncios publicitários de imobiliárias da cidade de Campina Grande, Paraíba, divulgados em outdoors. A pesquisa revelou que ao se apropriar de uma linguagem específica, a publicidade manipula os sentidos e utiliza várias vozes, ideológicas, capazes de determinar o comportamento do sujeito. O que demonstra a relevância de estudos que se voltam para o exame da linguagem e dos discursos que tecem as práticas sociais dos sujeitos nas cidades e nas culturas, uma vez que vivemos em uma sociedade que é constituída pela linguagem, elemento que revela sentidos e ideologias, como nos revelou os anúncios analisados.

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