NOS DIAS ATUAIS, A BUSCA PELO CONHECIMENTO IMPULSIONA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE PELA NECESSIDADE DE SE OBTER UMA MELHOR COMPREENSÃO DO SABER. DESTA FORMA, O ENSINAMENTO DA MATEMÁTICA HÁ ALGUMAS DÉCADAS, VEM BUSCANDO NÃO APENAS, OS CONHECIMENTOS FÍSICOS E SOCIAIS, MAS TAMBÉM, O DA LÓGICA MATEMÁTICA, NA TENTATIVA DE QUE O PENSAMENTO OCORRA DE FORMA CORRETA PARA SE CHEGAR A CONHECIMENTOS VERDADEIROS. NESTE SENTIDO, O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR COMO SE DESENVOLVE A APRENDIZAGEM DA ANÁLISE COMBINATÓRIA SEM A UTILIZAÇÃO DE FÓRMULAS A PARTIR DO PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM E JUSTIFICA-SE, PELA NECESSIDADE DA BUSCA DE UMA MELHOR ESTRUTURA DE ENSINO SOBRE O REFERIDO CAMPO DE ESTUDO NO ENSINO MÉDIO. OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS FORAM ESTRUTURADOS ATRAVÉS DAS CONSIDERAÇÕES DE PAIVA (2013), DE EVES (2008), ENTRE OUTROS. OS FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS FORAM TRABALHADOS EM FUNÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE MOREIRA (2003), E OLIVEIRA (2008), ONDE ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REALIZADA A PARTIR DE REVISTAS, ARTIGOS, MONOGRAFIAS E TESE DE DOUTORADO. NA DEFINIÇÃO DO ESTUDO FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE O TRABALHO APRESENTOU RESULTADOS SATISFATÓRIOS, A PARTIR DO MOMENTO EM QUE A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS POSSIBILITOU, NÃO APENAS, A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, MAS TAMBÉM, O ENTENDIMENTO DA IMPORTÂNCIA DO PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM PARA O ENSINO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA.