NESSA PESQUISA PROCURAMOS INOVAR O ENSINO DE ACÚSTICA EM TUBOS SONOROS, NORMALMENTE TRABALHADO NAS ESCOLAS DE FORMA TRADICIONAL, POR MEIO DA CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE UM APARATO EXPERIMENTAL DA VERSÃO DO TUBO DE KUNDT, BEM COMO O DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL, ONDE APRESENTAMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA E MOTIVADORA, PARA ENSINAR ACÚSTICA FÍSICA E ACÚSTICA MUSICAL EM TUBOS SONOROS, POR MEIO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS E ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, COM PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO. PARA ISSO, CONSTRUÍMOS UM MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO, QUE PARTIU DO PRESSUPOSTO DE QUE O ALUNO JÁ TINHA UM CONHECIMENTO PRÉVIO DO ASSUNTO, E QUE A PARTIR DESSE CONHECIMENTO, PODEMOS TRABALHAR TODA TEORIA ENVOLVIDA, JUNTANDO O CONHECIMENTO ANTERIOR COM O NOVO. ESSA CONSTRUÇÃO FOI FEITA A PARTIR DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL, QUE RELACIONA SUBSUNÇORES, ELEMENTOS DO ARCABOUÇO COGNITIVO, À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE UM NOVO CONTEÚDO.