O BIOMA CAATINGA CORRESPONDE A APROXIMADAMENTE 11% DO TERRITÓRIO NACIONAL, SENDO CONSIDERANDO COMO O ÚNICO BIOMA EXCLUSIVAMENTE BRASILEIRO. ESTE BIOMA SOFRE GRAVEMENTE UM PROCESSO DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL, REFORÇANDO A NECESSIDADE DE ATUAR COMO CIDADÃO NA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS AMBIENTAIS. ESTE TRABALHO OBJETIVOU ANALISAR A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES INGRESSANTES NO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM APICULTURA DO IFRN, DO CAMPUS PAU DOS FERROS/RN, ATRAVÉS DA REPRESENTAÇÃO DE MAPAS MENTAIS ELABORADOS PELOS ESTUDANTES. NA METODOLOGIA FOI SOLICITADO AOS ESTUDANTES QUE REPRESENTASSEM ATRAVÉS DOS MAPAS MENTAIS, O QUE ESTE GRUPO PERCEBIA COMO UM AMBIENTE DE CAATINGA E SUA RELAÇÃO COM A APICULTURA, APRESENTANDO DE FORMA GRÁFICA OS COMPONENTES DO BIOMA. PARA TANTO, OS ESTUDANTES RECEBERAM UMA FOLHA DE PAPEL TIPO A4, NA QUAL ELES DEVERIAM DESENHAR UTILIZANDO O PAPEL COM ORIENTAÇÃO DE PAISAGEM. OBSERVAMOS, ATRAVÉS DAS REPRESENTAÇÕES, UMA PEQUENA RELAÇÃO NA COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE A RELAÇÃO A CAATINGA E A APICULTURA, UMA VEZ QUE OS REGISTROS REPRESENTARAM DE BAIXA BIODIVERSIDADE, MESMO QUE ESTUDOS REVELEM O CONTRÁRIO SOBRE O BIOMA. ADEMAIS, OS ALUNOS INGRESSANTES NÃO SOUBERAM RELACIONAR A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS FLORAIS, EM ESPECIAL DOS VEGETAIS PRESENTES NESTE BIOMA, PARA A ATIVIDADE DA APICULTURA.