APESAR DOS CONHECIMENTOS QUÍMICOS SEREM INEGAVELMENTE ESSENCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DE DIFERENTES PROCESSOS PRESENTES NO COTIDIANO OBSERVA-SE QUE OS CONTEÚDOS PRÓPRIOS DESSA ÁREA SÃO APRESENTADOS EM MUITAS ESCOLAS BRASILEIRAS DE FORMA EXTREMAMENTE CONTEUDISTA, PRIORIZANDO A MEMORIZAÇÃO E A SIMPLES REPRODUÇÃO. A SUPERAÇÃO DESSA PROBLEMÁTICA SÓ SERÁ POSSÍVEL POR MEIO DE UMA REFLEXÃO ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE VEM SENDO DESENVOLVIDAS, BEM COMO COM O DESENVOLVIMENTO DE DIFERENTES METODOLOGIAS DE ENSINO. DESTACA-SE COMO UMA DAS METODOLOGIAS VOLTADAS AO ENSINO DE QUÍMICA A EXPERIMENTAÇÃO. A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM SALA DE AULA PROMOVE RICOS MOMENTOS DE INVESTIGAÇÃO E DISCUSSÃO, POSSIBILITANDO MAIOR DINAMICIDADE E INTERATIVIDADE. ANTE O EXPOSTO A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO PROPOR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS VOLTADAS AO TEMA MISTURAS E SEUS MÉTODOS DE SEPARAÇÃO. A PESQUISA APRESENTOU CARÁTER EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, UTILIZOU COMO ABORDAGEM DE ANÁLISE O MÉTODO QUALITATIVO E FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE AREIA (PB), TENDO COMO PÚBLICO-ALVO TRINTA DISCENTES MATRICULADOS NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE DIFERENTES MOMENTOS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROPOSTA. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRAM QUE OS DISCENTES CONSEGUIRAM PROGRESSIVAMENTE SUPERAR A VISÃO SIMPLISTA QUE POSSUÍAM ACERCA DO CONTEÚDO TRABALHADO.