Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A MÚSICA COMO INCLUSÃO SOCIAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DAS COMUNIDADES AO DERREDOR DA UFRPE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, MÚSICA, CULTURA, SOCIALIZAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO Pôster (PO) AT 19: A pesquisa, o ensino e as Artes- comunicação e expressão
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Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

A CULTURA NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO TEM O PAPEL DE PROPORCIONAR A INTERAÇÃO ENTRES DISCENTES, SERVIDORES DE MODO GERAL E A COMUNIDADE EXTERNA, CONSTRUINDO UMA NOVA UNIVERSIDADE QUE SE PREOCUPA E SE COMPROMETE COM A CRIAÇÃO DE POLÍTICAS ARTÍSTICO-CULTURAIS, A EXEMPLO A ESCOLA DE MÚSICA NANÁ VASCONCELOS. A ESCOLA ATENDER CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO ENTORNO DA UNIVERSIDADE, DEVIDAMENTE MATRICULADOS NO ENSINO BÁSICO, A FIM DE ATRIBUIR UMA BAGAGEM CULTURAL, DESENVOLVER SUAS HABILIDADES MUSICAIS E PROMOVER A INSERÇÃO DOS MESMO EM UMA SOCIEDADE IGUALITÁRIA. O INTUITO DA ESCOLA É PROMOVER UMA FORMAÇÃO BÁSICA, INTEGRANDO DIVERSAS ESFERAS DENTRO DO ENSINO DA MÚSICA COM TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL E AULAS PRÁTICAS COM INSTRUMENTOS E CORDAS, SOPRO E PERCUSSÃO. ACREDITA-SE QUE COM AÇÕES DESSA NATUREZA AGIREMOS NO PROCESSO DE DIMINUIÇÃO DA VIOLÊNCIA, OBTENDO UMA INFLUÊNCIA POSITIVA SOBRE A FAMÍLIA E SOCIEDADE. E TOMANDO A ARTE COMO UMA FORMA DE EXPRESSÃO E DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO FAZ COM QUE A MÚSICA TENHA UM PAPEL FUNDAMENTAL NA SOCIALIZAÇÃO DAS PESSOAS, UMA VEZ QUE POR MEIO DO ACESSO À CULTURA, O SUJEITO CRIA LAÇOS SOCIAIS E EFETIVOS, ALÉM É CLARO DE AUXILIAR QUE EM SEUS HORÁRIOS VAGOS, FIQUEM NA RUAS E SE ENVOLVAM COM DROGAS E A CRIMINALIDADE.

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