Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

SAÚDE E MEIO AMBIENTE: OXENTE! VAMOS EM FRENTE.

Palavra-chaves: HORTA ESCOLAR, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE, PRÁTICAS AGRÍCOLAS, PRÁTICAS AGRÍCOLAS Comunicação Oral (CO) AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DOS EDUCADORES EM PRENDER A ATENÇÃO AOS CONTEÚDOS TRABALHADOS, ABRANGENDO ESTES COM ATIVIDADES PRÁTICAS, QUE, DESPERTEM A CURIOSIDADE, O SENSO CRÍTICO E ACIMA DE TUDO O INTERESSE PELO ENSINO; BUSCOU-SE REALIZAR ATIVIDADES DIFERENCIADAS NO QUAL O EDUCADOR PODE OBTER O RESULTADO PRETENDIDO E O ESTUDANTE APRENDER DE FORMA DIFERENCIADA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ESTIMULAR OS ESTUDANTES EM SEU PROJETO DE VIDA, ASSIM COMO INSTIGAR A OBSERVAÇÃO E O PENSAMENTO CRITICO DESPERTANDO O INTERESSE DO DISCENTE PARA APRENDER E APRIMORAR A COMPREENSÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS, BIOLÓGICOS E FARMACOLÓGICOS ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS, PESQUISAS E PALESTRAS, APROFUNDANDO OS CONTEÚDOS RELACIONADOS À SAÚDE E MEIO AMBIENTE E A RELAÇÃO ENTRE AMBAS, COMO TAMBÉM SUA IMPORTÂNCIA PARA O NOSSO DIA A DIA, VALORIZANDO AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO HOMEM DO CAMPO E ESTIMULANDO UMA REEDUCAÇÃO AMBIENTAL E NUTRICIONAL. FORAM TRABALHADAS ATIVIDADES PRÁTICAS TAIS COM: CRIAÇÃO DE CANTEIROS, PLANTIO DE HORTALIÇAS, ERVA MEDICINAIS E FRUTEIRAS TÍPICAS DA REGIÃO, COMO MÉTODOS DE ENSINO CAPAZES DE DESPERTAR O INTERESSE DOS EDUCANDOS, ALÉM DE PROPICIAR O SENSO CRÍTICO, PREPARANDO-OS PARA ATUAREM DE FORMA CONSCIENTE NO MEIO SOCIAL, DANDO-LHES A OPORTUNIDADE DE SE APROPRIAREM DE MOMENTOS LÚDICOS, ONDE ELES PODERÃO SER MULTIPLICADORES DE CONHECIMENTOS. DURANTE A REALIZAÇÃO DO PROJETO, FOI POSSÍVEL CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO EDUCACIONAL DOS ALUNOS, BEM COMO, COM A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS INCENTIVADOS PELAS AÇÕES DO PROJETO. O RESULTADO DO DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES FOI BASTANTE POSITIVO, UMA VEZ QUE OS ALUNOS PARTICIPARAM DAS ATIVIDADES PROPOSTAS, SUPERANDO AS EXPECTATIVAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.