DURANTE O ENSINO SUPERIOR É IMPRESCINDÍVEL QUE OS DISCENTES SE DESCUBRAM EM SUAS FUTURAS PROFISSÕES, PARA QUE ASSIM O MESMO POSSA DESFRUTAR DE UMA BEM SUCEDIDA CARREIRA PROFISSIONAL. PARA AUXILIAR, AS INSTITUIÇÕES DISPONIBILIZAM PROGRAMAS E PESQUISAS PARA OS ALUNOS, ENTRE ELES, A MONITORIA, QUE ATUA COMO UM APOIO PARA O ESTUDANTE, PERMITINDO QUE ELE PASSE SEUS CONHECIMENTOS PARA OS DEMAIS E TAMBÉM AMPLIE-OS. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA DE MONITORIA POSSUEM ORIGENS TANTO NA IDADE MÉDIA, ONDE O ALUNO NECESSITAVA SER DIDÁTICO EXPLICATIVO E AINDA ASSIM DISCIPLINADOR, QUANTO NA IDADE MODERNA, EM QUE O ALUNO PARA SER MONITOR NECESSITAVA SE DESTACAR DOS DEMAIS. O OBJETIVO PRINCIPAL DESSE ARTIGO É REALIZAR UMA AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NOS PROGRAMAS DE MONITORIA SOBRE A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE FARMÁCIA. A AMOSTRA FORAM ALUNOS-MONITORES QUE SEJAM OU JÁ TENHAM SIDO MONITORES DE DISCIPLINAS MINISTRADAS NO CURSO DE FARMÁCIA, A FERRAMENTA UTILIZADA FOI UM QUESTIONÁRIO ONLINE CONTENDO 14 QUESTÕES SOBRE O ASSUNTO ABORDADO. DIANTE DOS RESULTADOS ENCONTRADOS, É PERCEPTÍVEL QUE A MONITORIA É IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS, AQUI, ESPECIFICAMENTE, FARMACÊUTICOS, POIS ELA SE MOSTRA COMO PROPULSORA E FORTALECEDORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DURANTE O ENSINO SUPERIOR E ATUA COMO UM PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS.