É BASTANTE COMUM OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DISCURSAREM QUE NO MUNDO ACADÊMICO OUVE-SE MUITA TEORIA E QUE SE DISTANCIA DO QUE NA REALIDADE ACONTECE EM SALA DE AULA COM OS ALUNOS. NO ENTANTO, PRETENDE-SE COM ESSE TRABALHO ENFATIZAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA DAS AUTORAS DESSE TRABALHO EM UMA TURMA DO CURSO DE PEDAGOGIA JUNTO AO COMPONENTE ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, DESTACANDO AS POSSIBILIDADES QUE HÁ EM PROPICIAR AULAS MAIS DINÂMICAS E ATRATIVAS NA UNIVERSIDADE DE MODO QUE HAJA UM ESTREITAMENTO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. O ESTUDO APRESENTOU COMO PERCURSO METODOLÓGICO ÀS LEITURAS PERTINENTES A TEMÁTICA COMO BIZZO (2002); YIN (2005), DENTRE OUTROS. AINDA REALIZOU-SE OBSERVAÇÕES E ANALISES DE ENCONTROS E ESTUDOS REALIZADOS DURANTE O PERÍODO 2019.1. COMO RESULTADO, APONTA-SE O ENVOLVIMENTO DO CORPO DISCENTE NA ORGANIZAÇÃO, APLICAÇÃO E ANÁLISE DOS TRABALHOS ABORDADOS VOLTADOS PARA A PRÁTICA REFLETINDO QUE ESTA É INDISSOCIÁVEL DA TEORIA.