O SÉCULO XXI TEM SIDO DEMARCADO PELAS CONTRIBUIÇÕES E FACILIDADES COMUNICATIVAS OCASIONADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, ESTAS TÊM CONTRIBUÍDO EM MUDANÇAS NAS FORMAS COMO AS PESSOAS SE COMUNICAM, A ARTICULAÇÃO COM O COTIDIANO VIVENCIAL DAS PESSOAS É OUTRA FACETA PROPICIADA POR ELAS, EM QUE ESTAS MODIFICAÇÕES TÊM PRODUZIDO MUDANÇAS NA CENA POLÍTICA, SOCIAL, CULTURAL E EDUCACIONAL. NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, A CULMINÂNCIA DAS REDES DIGITAIS DE CONHECIMENTO, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, TEM TRAÇADO NOVOS CAMINHOS PARA HOMENS E MULHERES, FRENTE ESTA NOVA ERA DE TRANSFORMAÇÃO TECNOLÓGICA. NESTE SENTIDO, REPENSAR O ENSINO DE HISTÓRIA NA CONTEMPORANEIDADE É PERCEBER AS BARREIRAS MÓVEIS ENTRE O MUNDO REAL E DIGITAL AO QUE DIZ RESPEITO ÀS POSSIBILIDADES TEÓRICO-METODOLÓGICAS. ESTE TRABALHO, É FRUTO DO ESTÁGIO DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UEPB, TEM COMO OBJETIVO PROBLEMATIZAR OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES PROPORCIONADAS PELOS RECURSOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL. PARA ISSO PROPORMOS UM DIÁLOGO COM SILVA (2007), BITTENCOURT (2004), DUARTE (2015), DEMO (2004) DENTRE OUTROS. COMO USUFRUTO METODOLÓGICO, DE ARTICULAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO INICIAL, TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE HISTÓRIA, PLANEJAMOS A “ROLETA MUSICAL”, LEVADA PARA OS FORMANDOS DO 4° PERÍODO DE HISTÓRIA. UTILIZADO COMO RECURSO DIDÁTICO DIGITAL QUE CONTRIBUA NO PROCESSO FORMATIVO DOCENTE NO SENTIDO DE ENSINAR DE QUE FORMA UTILIZAR ESSES RECURSOS NA ELUCIDAÇÃO DO SABER HISTÓRICO ESCOLAR QUANDO ESTIVEREM MINISTRANDO AULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. COMPREENDEMOS QUE A FORMAÇÃO DOCENTE DEVE PREPARAR OS GRADUANDOS/AS PARA LIDAR COM ESSAS FERRAMENTAS DIGITAIS, POIS A MESMA CONTRIBUI PARA FORMAÇÃO EDUCATIVA NO ENSINO SUPERIOR.