A UTILIZAÇÃO DE MODELOS QUALITATIVOS, COMO FERRAMENTA DIDÁTICA, VEM AUXILIANDO O APRENDIZADO DOS ALUNOS DE CURSOS DE ENGENHARIA E, MUITAS DESSAS SÃO VENDIDAS COMERCIALMENTE OU FEITAS PELOS PRÓPRIOS PROFESSORES E ALUNOS. NO INTUITO DE COMPROVAR TAL AFIRMATIVA, OBJETIVOU-SE, NESTE ESTUDO, ANALISAR AS REAÇÕES DE TENSÕES EM DIFERENTES MODELOS DE EDIFICAÇÕES, A PARTIR DA CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UMA MESA SIMULADORA DE ABALOS SÍSMICOS E DE UM MODELO DE ESTRUTURA PREDIAL COM VÁRIOS PAVIMENTOS E DISTÂNCIAS ENTRE OS MESMOS (0,2 E 0,3M). O MODELO DO SIMULADOR SÍSMICO CONSTOU DE UMA PLATAFORMA DE MADEIRA MDF, COM TRILHOS DE ALUMÍNIO QUE SERVIRAM COMO GUIA PARA AS ROLDANAS FIXADAS EM OUTRA BASE SUPERIOR. A BASE SUPERIOR FOI INTERLIGADA AO DISCO GIRATÓRIO POR MEIO DE UMA HASTE METÁLICA, O QUAL PERMITIU O MOVIMENTO HORIZONTAL OSCILATÓRIO DA BASE SUPERIOR, ACIONADA ATRAVÉS DE UMA PARAFUSADEIRA ELÉTRICA. A PARTIR DOS RESULTADOS FOI VERIFICADO QUE A MESA SIMULADORA FOI CAPAZ DE DEMONSTRAR OS EFEITOS SÍSMICOS NAS ESTRUTURAS DOS MODELOS, O QUE PÔDE SER COMPROVADO PELOS ALUNOS ATRAVÉS DE CÁLCULOS MATEMÁTICOS QUE DEMONSTRARAM OS DIFERENTES NÍVEIS DE DILATAÇÕES SOFRIDAS QUANDO ESSES MODELOS DE EDIFICAÇÃO FORAM SUBMETIDOS A DISTINTAS ALTURAS ENTRE PAVIMENTOS. DESTA FORMA, ESTE MODELO PODE SER UTILIZADO, DE FORMA SATISFATÓRIA, COMO FERRAMENTA DE APOIO DIDÁTICO NAS AULAS DE MECÂNICA GERAL E EM OUTRAS DISCIPLINAS QUE ANALISEM AS FORÇAS SÍSMICAS INCIDENTES NUMA ESTRUTURA EDIFICADA.