O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, COM O FOCO NA OBSERVAÇÃO DAS AULAS NO INÍCIO DO PROGRAMA, E COM AS REUNIÕES AO LONGO DO ANO. A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA É UM PROGRAMA QUE CONSTITUI A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TEM A FINALIDADE DE INCENTIVAR O APRIMORAMENTO DA FORMAÇÃO PRÁTICA DE PROFESSORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROPORCIONANDO A INCLUSÃO DO LICENCIANDO NA ESCOLA, A PARTIR DA METADE DO SEU CURSO. A RESIDÊNCIA REALIZADA NESSAS ESCOLAS FOCA EM CLASSES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O PERÍODO QUE O RESIDENTE PERMANECE NA ESCOLA SOMA UMA CARGA HORÁRIA DE OITENTA HORAS, QUE DEVEM SER CUMPRIDAS DE FORMA CONTINUA E CARACTERIZA-SE COMO UM PERÍODO EM QUE O RESIDENTE TEM A OPORTUNIDADE DE APROFUNDAR SEUS CONHECIMENTOS SOBRE A DOCÊNCIA, IDENTIFICANDO E RECONHECENDO CONCEITOS SOBRE A CULTURA ESCOLAR; ACOMPANHANDO E ANALISANDO OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM PELOS QUAIS PASSAM OS ALUNOS E APONTANDO CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR FORMADOR E DA ESCOLA. AS OUTRAS VINTE E CINCO HORAS RESTANTES SÃO AVALIADOS A PARTIR DOS ENCONTROS REALIZADOS COM OS PRECEPTORES E NA CONFECÇÃO DOS RELATÓRIOS.