DOCUMENTOS OFICIAIS QUE TRATAM DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL E PESQUISADORES DA ÁREA, DE MODO CONSENSUAL, VERSAM SOBRE O IMPORTANTE PAPEL DO EXPERIMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NUMA PERSPECTIVA DE ENSINO CONTEXTUALIZADA. DESSE MODO, O EXPERIMENTO ALÉM DE CONTRIBUIR PARA UMA COMPREENSÃO GERAL DO CONTEÚDO CIENTÍFICO, SERVIRIA TAMBÉM PARA AMPLIAR A VISÃO DOS ALUNOS SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA E CONTRIBUIRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE ANÁLISE E RACIOCÍNIO NOS ESTUDANTES. O USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA PROMOVER A EXPERIMENTAÇÃO DE CONTEÚDO É UM DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS PELOS ALUNOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ÁREA QUÍMICA DA UFPB. A ESCOLA DE ATUAÇÃO DAS LICENCIANDAS EM QUÍMICA FOI A ESCOLA MUNICIPAL JOÃO MONTEIRO DA FRANCA, QUE POSSUI UM ÚNICO LABORATÓRIO, CONTENDO APENAS UMA PIA. ESSA AUSÊNCIA DE MATERIAIS PROMOVEU A PROCURA DE MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, PERMITINDO AOS ESTUDANTES DO NONO ANO A COMPREENSÃO A PARTIR DO EXPERIMENTO SOBRE DENSIDADE. O EXPERIMENTO FOI REALIZADO COM O AUXILIO DE UM BECKER, ONDE FORAM ADICIONADOS, ÁGUA, ÓLEO E MEL PARA QUE OS ESTUDANTES PUDESSEM OBSERVAR A DIFERENÇA DE DENSIDADE ENTRE CADA UM DESSES ELEMENTOS. EM SEGUIDA FORAM ADICIONADOS UMA TAMPA DE GARRAFA PET E UM CLIP DE PAPEL. ANTES DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL, HOUVE UMA AULA INTRODUTÓRIA, ONDE FOI OBSERVADO QUE OS ALUNOS RELACIONAVAM DENSIDADE APENAS A MASSA. DEPOIS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL, OS MENINOS CONSEGUIRAM COMPREENDER O CONCEITO DE DENSIDADE, QUE É MASSA SOBRE UNIDADE DE VOLUME.