ESTE TRABALHO DESCREVE SOBRE UMA INVESTIGAÇÃO DIRECIONADA PARA SISTEMATIZAR CONTEÚDOS ENVOLVIDOS ACERCA DOS ANIMAIS ENTOPROCTOS (CAMPTOZOÁRIOS), POR MEIO DE MAPA CONCEITUAL (MC). O PERCURSO VIVENCIAL INCLUIU A BUSCA E ORGANIZAÇÃO DOS CONCEITOS, SEGUINDO A PROPOSTA NOVAQUIANA, AO EXPLICITAR: QUESTÃO FOCAL, CONCEITO CENTRAL (MAIS INCLUSIVO), DIVERSOS CONCEITOS MAIS ESPECÍFICOS, FORMAÇÃO DE PROPOSIÇÕES ENVOLVENDO VERBOS DE LIGAÇÃO, UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA MC E O CONTEXTO DA PERSPECTIVA DE ALCANÇAR GRAUS DE CONHECIMENTOS MAIS ELEVADOS NO ESTUDO DOS ANIMAIS, ENQUANTO CONDIÇÃO BÁSICA EXPRESSA PELO ESTUDANTE EM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO MC E DA ESCRITA DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, PARTILHADA COM OS AUTORES COMPONENTES DO ARTIGO CONSTRUÍDO. A MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO, EFETIVADA PELAS INTERAÇÕES PESSOAIS E POR DIVERSAS LEITURAS ÀS FONTES DE PESQUISA, PROPORCIONOU ELABORAR O MC-ENTOPROCTA (PRODUTO GRÁFICO), E DESTACAR O PROCESSO DA ESCRITA, COMO ELEMENTO DE APRIMORAMENTO DOS SABERES VIVENCIADOS.