O ENSINO HÍBRIDO HARMONIZA O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL COM AS INTERAÇÕES PRESENCIAIS, TRATA-SE DE UM MODELO CAPAZ DE ADAPTAR-SE A REALIDADE DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. ESTE TRABALHO É FRUTO DE UMA PESQUISA COM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E ODONTOLOGIA DO CENTRO DE SAÚDE E TECNOLOGIA RURAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. O PROBLEMA DA PESQUISA PARTIU, POR UM LADO, DA REALIDADE ATUAL QUE É O INGRESSO PROGRESSIVO DESSES ALUNOS NOS DOIS CURSOS. POR OUTRO LADO, PELA INEXPERIÊNCIA EM LECIONAR PARA ESSES ALUNOS, QUE POR VÁRIOS MOTIVOS ESTIVERAM A MARGEM, MAS QUE AGORA FAZEM PARTE DO UNIVERSO ACADÊMICO. ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS PRECISAM DE ORIENTAÇÃO ESPECÍFICA, POR ISSO SE FEZ URGENTE OUVIR CADA UM DELES, PARA ENTENDER E APREENDER COM ELES O QUE FAZER E COMO FAZER, DIANTE OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO ACADÊMICA. A METODOLOGIA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO (BARDIN, 2010) FOI UTILIZADA PARA AVALIAR QUALITATIVAMENTE E QUANTITATIVAMENTE OS DIÁLOGOS ESCRITOS E EM ÁUDIO DURANTE UM SEMESTRE INTEIRO ENTRE OS ALUNOS E O PROFESSOR, NOS APLICATIVOS WHATSAPP E TELEGRAM, COMBINADA COM UMA SEGUNDA FASE QUE ADOTOU USO DA ENTREVISTA FECHADA. AO FINAL DA PESQUISA OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS ELENCARAM PROPOSTAS PARA REFLEXÃO DO PROFESSOR, SOBRE COMO ORGANIZAR E UTILIZAR ATIVIDADES DIDÁTICAS E, SOBRETUDO, COMO MELHORAR AS RELAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DENTRO E FORA SALA DE AULA.