ESTE TRABALHO É UMA PARTE DO DESENVOLVIMENTO DE UMA PESQUISA AMPLA DE PÓS-GRADUAÇÃO, QUE PRETENDE ANALISAR AS HABILIDADES E DIFICULDADES DE UM ALUNO COM AUTISMO EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA, VISTO QUE MUITAS VEZES AO SEREM INSERIDOS EM SALA DE AULA REGULAR, SÃO EXCLUÍDOS PELA FALTA DE INTERAÇÃO DO PROFESSOR COM ELE OU DELE COM A SALA OU PELA CRENÇA QUE PESSOAS COM AUTISMO NÃO TÊM CAPACIDADE DE APRENDER MATEMÁTICA. BUSCAMOS, ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES E DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E UTILIZANDO O REFERENCIAL DA TEORIA SOCIOCULTURAL DE VYGOTSKY, ANALISAR UMA AULA DESENVOLVIDA POR PROFESSOR E ALUNO E COMPREENDER O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO NAS COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS E O MODO QUE O PROFESSOR TRABALHA COM O ALUNO, PODENDO TRAZER HIPÓTESES PARA APRIMORAR O APRENDIZADO DO ALUNO. PARA DESFECHO, PERCEBEMOS QUE APESAR DAS LIMITAÇÕES QUE O ALUNO TEM EM DETERMINADOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS, RESSALTAMOS QUE O PROFESSOR NÃO DEVE LIMITÁ-LO OU ROTULÁ-LO COMO INCAPAZ DE APRENDER, MAS PROCURAR RECURSOS E ESTRATÉGIAS QUE INCLUAM O ALUNO E APRIMOREM O SEU DESENVOLVIMENTO NA ÁREA DE MATEMÁTICA, VISANDO UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, QUE ATENDA NÃO SÓ PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, MAS PARA TODAS AS CLASSES.