BUSCANDO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A BUSCA PELA FORMAÇÃO DO CIDADÃO CRÍTICO E CADA VEZ MAIS CHEIO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA SUA FORMAÇÃO A FIM DE SE TORNAR REFLEXIVO E PARTICIPATIVO, CAPAZ DE USAR SEU CONHECIMENTO PARA DISCERNIR SOBRE O QUE É MELHOR PARA A SOCIEDADE, E A BUSCA POR NOVAS METODOLOGIAS QUE PROVOQUEM E ESTIMULEM O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO, ELABOROU-SE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA MELHORAR A COMPREENSÃO DA QUÍMICA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS MAIS SIMPLES: OS HIDROCARBONETOS. SENDO ASSIM, ESCOLHEU-SE O PETRÓLEO COMO TEMA GERADOR, BUSCANDO REALIZAR DE FORMA CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR O ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA CTSA. UTILIZOU-SE DO VÍDEO “A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DA QUÍMICA ATRAVÉS DO PETRÓLEO-PARTE I” PARA APRESENTAR O TEMA. LOGO EM SEGUIDA, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES, ADAPTADAS DE VESTIBULARES, E UM TRABALHO COM TEMAS PROBLEMATIZADORES RELACIONADOS AO PETRÓLEO, VISANDO UMA APRENDIZAGEM CRÍTICO-REFLEXIVA. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM BASTANTE SATISFATÓRIOS TANTO PARA OS ALUNOS QUANTOS PARA OS RESIDENTES DE QUÍMICA, SENDO ESTIMULADOS A DESENVOLVER UM MAIOR SENSO CRÍTICO FRENTE ÀS QUESTÕES ABORDADAS APROFUNDANDO SEUS CONHECIMENTOS, QUANTO PARA O LICENCIANDO QUE PÔDE AUMENTAR SEU CONHECIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO, DESENVOLVENDO E PLANEJANDO ATIVIDADES DE ENSINO QUE CONTEMPLARAM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DO TEMA NO MUNDO ATUAL.