Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UTILIZAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA: O PETRÓLEO NUMA ABORDAGEM CTSA

Palavra-chaves: SEQUÊNCIA DIDÁTICA, HIDROCARBONETOS, PETRÓLEO Comunicação Oral (CO) AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57322
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 168
    "inscrito_id" => 39
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA: O PETRÓLEO NUMA ABORDAGEM CTSA"
    "resumo" => "BUSCANDO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A BUSCA PELA FORMAÇÃO DO CIDADÃO CRÍTICO E CADA VEZ MAIS CHEIO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA SUA FORMAÇÃO A FIM DE SE TORNAR REFLEXIVO E PARTICIPATIVO, CAPAZ DE USAR SEU CONHECIMENTO PARA DISCERNIR SOBRE O QUE É MELHOR PARA A SOCIEDADE, E A BUSCA POR NOVAS METODOLOGIAS QUE PROVOQUEM E ESTIMULEM O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO, ELABOROU-SE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA MELHORAR A COMPREENSÃO DA QUÍMICA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS MAIS SIMPLES: OS HIDROCARBONETOS. SENDO ASSIM, ESCOLHEU-SE O PETRÓLEO COMO TEMA GERADOR, BUSCANDO REALIZAR DE FORMA CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR O ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA CTSA. UTILIZOU-SE DO VÍDEO “A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DA QUÍMICA ATRAVÉS DO PETRÓLEO-PARTE I” PARA APRESENTAR O TEMA. LOGO EM SEGUIDA, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES, ADAPTADAS DE VESTIBULARES, E UM TRABALHO COM TEMAS PROBLEMATIZADORES RELACIONADOS AO PETRÓLEO, VISANDO UMA APRENDIZAGEM CRÍTICO-REFLEXIVA. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM BASTANTE SATISFATÓRIOS TANTO PARA OS ALUNOS QUANTOS PARA OS RESIDENTES DE QUÍMICA, SENDO ESTIMULADOS A DESENVOLVER UM MAIOR SENSO CRÍTICO FRENTE ÀS QUESTÕES ABORDADAS APROFUNDANDO SEUS CONHECIMENTOS, QUANTO PARA O LICENCIANDO QUE PÔDE AUMENTAR SEU CONHECIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO, DESENVOLVENDO E PLANEJANDO ATIVIDADES DE ENSINO QUE CONTEMPLARAM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DO TEMA NO MUNDO ATUAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, HIDROCARBONETOS, PETRÓLEO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA3_ID39_25062019171424.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOABI FAUSTINO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOABE FERREIRA"
    "autor_email" => "joabeufcg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57322
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 168
    "inscrito_id" => 39
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA: O PETRÓLEO NUMA ABORDAGEM CTSA"
    "resumo" => "BUSCANDO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A BUSCA PELA FORMAÇÃO DO CIDADÃO CRÍTICO E CADA VEZ MAIS CHEIO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA SUA FORMAÇÃO A FIM DE SE TORNAR REFLEXIVO E PARTICIPATIVO, CAPAZ DE USAR SEU CONHECIMENTO PARA DISCERNIR SOBRE O QUE É MELHOR PARA A SOCIEDADE, E A BUSCA POR NOVAS METODOLOGIAS QUE PROVOQUEM E ESTIMULEM O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO, ELABOROU-SE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA MELHORAR A COMPREENSÃO DA QUÍMICA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS MAIS SIMPLES: OS HIDROCARBONETOS. SENDO ASSIM, ESCOLHEU-SE O PETRÓLEO COMO TEMA GERADOR, BUSCANDO REALIZAR DE FORMA CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR O ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA CTSA. UTILIZOU-SE DO VÍDEO “A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DA QUÍMICA ATRAVÉS DO PETRÓLEO-PARTE I” PARA APRESENTAR O TEMA. LOGO EM SEGUIDA, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES, ADAPTADAS DE VESTIBULARES, E UM TRABALHO COM TEMAS PROBLEMATIZADORES RELACIONADOS AO PETRÓLEO, VISANDO UMA APRENDIZAGEM CRÍTICO-REFLEXIVA. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM BASTANTE SATISFATÓRIOS TANTO PARA OS ALUNOS QUANTOS PARA OS RESIDENTES DE QUÍMICA, SENDO ESTIMULADOS A DESENVOLVER UM MAIOR SENSO CRÍTICO FRENTE ÀS QUESTÕES ABORDADAS APROFUNDANDO SEUS CONHECIMENTOS, QUANTO PARA O LICENCIANDO QUE PÔDE AUMENTAR SEU CONHECIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO, DESENVOLVENDO E PLANEJANDO ATIVIDADES DE ENSINO QUE CONTEMPLARAM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DO TEMA NO MUNDO ATUAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, HIDROCARBONETOS, PETRÓLEO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA3_ID39_25062019171424.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOABI FAUSTINO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOABE FERREIRA"
    "autor_email" => "joabeufcg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

BUSCANDO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A BUSCA PELA FORMAÇÃO DO CIDADÃO CRÍTICO E CADA VEZ MAIS CHEIO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA SUA FORMAÇÃO A FIM DE SE TORNAR REFLEXIVO E PARTICIPATIVO, CAPAZ DE USAR SEU CONHECIMENTO PARA DISCERNIR SOBRE O QUE É MELHOR PARA A SOCIEDADE, E A BUSCA POR NOVAS METODOLOGIAS QUE PROVOQUEM E ESTIMULEM O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO, ELABOROU-SE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA MELHORAR A COMPREENSÃO DA QUÍMICA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS MAIS SIMPLES: OS HIDROCARBONETOS. SENDO ASSIM, ESCOLHEU-SE O PETRÓLEO COMO TEMA GERADOR, BUSCANDO REALIZAR DE FORMA CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR O ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA CTSA. UTILIZOU-SE DO VÍDEO “A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DA QUÍMICA ATRAVÉS DO PETRÓLEO-PARTE I” PARA APRESENTAR O TEMA. LOGO EM SEGUIDA, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES, ADAPTADAS DE VESTIBULARES, E UM TRABALHO COM TEMAS PROBLEMATIZADORES RELACIONADOS AO PETRÓLEO, VISANDO UMA APRENDIZAGEM CRÍTICO-REFLEXIVA. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM BASTANTE SATISFATÓRIOS TANTO PARA OS ALUNOS QUANTOS PARA OS RESIDENTES DE QUÍMICA, SENDO ESTIMULADOS A DESENVOLVER UM MAIOR SENSO CRÍTICO FRENTE ÀS QUESTÕES ABORDADAS APROFUNDANDO SEUS CONHECIMENTOS, QUANTO PARA O LICENCIANDO QUE PÔDE AUMENTAR SEU CONHECIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO, DESENVOLVENDO E PLANEJANDO ATIVIDADES DE ENSINO QUE CONTEMPLARAM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DO TEMA NO MUNDO ATUAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.