A QUÍMICA ORGÂNICA NA EJA: O LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56414 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 95 "inscrito_id" => 786 "titulo" => "A QUÍMICA ORGÂNICA NA EJA: O LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => """ COM O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO, TORNOU- SE EVIDENTE A NECESSIDADE DE DESENVOLVER NO EDUCANDO, A CAPACIDADE DE INTERAGIR CRITICAMENTE COM AS PESSOAS EM SEU MEIO.\r\n A CIÊNCIA QUÍMICA ESTÁ LIGADA DIRETAMENTE AO COTIDIANO DE UM ALUNO. É NECESSÁRIO FORMAR ALUNOS APTOS PARA SOBREVIVER E ATUAR EM UMA SOCIEDADE DE MANEIRA RESPONSÁVEL E COMPROMETIDA AO MUNDO TECNOLÓGICO CIENTÍFICO, RESSALTANDO E AFLORANDO A SUA CAPACIDADE DE INVESTIGAÇÃO, PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO, INTERFERINDO ASSIM DIRETAMENTE NO COTIDIANO DO INDIVÍDUO.\r\n É NOTÓRIA, A GRANDE DEFASAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA OFERTADO PELAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO. SEJA PELA FALTA DE MATERIAL DIDÁTICO ADEQUADO, A FALTA DE INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS, SUPERLOTAÇÃO DAS SALAS DE AULA, DESVALORIZAÇÃO DO EDUCADOR E ATÉ MESMO A MÁ FORMAÇÃO DO PROFESSOR. \r\n O EDUCANDO SENTE DIFICULDADE DE ASSOCIAR O CONTEÚDO ESTUDADO EM SALA, COM O SEU COTIDIANO, TORNANDO- O ASSIM DESINTERESSADO POR ESSA DISCIPLINA. EM ALGUNS CASOS, HÁ TAMBÉM CERTO DESPREPARO POR PARTE DO PROFESSOR, EM ATUAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR, RELACIONANDO ESSA CIÊNCIA COM A REALIDADE DOS ALUNOS. \r\n É ENSINADO CIÊNCIA DE FORMA ABSTRATA, ONDE NÃO É INCENTIVADA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, MENOS AINDA, ALUNOS QUE TENHAM PENSAMENTOS CRÍTICOS, QUE SEJAM CAPAZES DE PARTICIPAR DE FORMA RELATIVA A UMA SOCIEDADE PENSADORA E CIENTÍFICA.\r\n O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE TRABALHO É VERIFICAR COMO O USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PODE FAVORECER O ESTUDO DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA OS ALUNOS DA 3ª ETAPA DO ENSINO MÉDIO DA EJA, DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROFESSORA CAROLINA PICHLER, SITUADA NO MUNICÍPIO DE COLATINA-ES. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química" "palavra_chave" => "LÚDICO, METODOLOGIAS, QUÍMICA, EJA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA3_ID786_03062019133200.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSELIA CRISTINA SIQUEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSELIA SIQUEIRA" "autor_email" => "jcristinaquimica@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56414 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 95 "inscrito_id" => 786 "titulo" => "A QUÍMICA ORGÂNICA NA EJA: O LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => """ COM O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO, TORNOU- SE EVIDENTE A NECESSIDADE DE DESENVOLVER NO EDUCANDO, A CAPACIDADE DE INTERAGIR CRITICAMENTE COM AS PESSOAS EM SEU MEIO.\r\n A CIÊNCIA QUÍMICA ESTÁ LIGADA DIRETAMENTE AO COTIDIANO DE UM ALUNO. É NECESSÁRIO FORMAR ALUNOS APTOS PARA SOBREVIVER E ATUAR EM UMA SOCIEDADE DE MANEIRA RESPONSÁVEL E COMPROMETIDA AO MUNDO TECNOLÓGICO CIENTÍFICO, RESSALTANDO E AFLORANDO A SUA CAPACIDADE DE INVESTIGAÇÃO, PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO, INTERFERINDO ASSIM DIRETAMENTE NO COTIDIANO DO INDIVÍDUO.\r\n É NOTÓRIA, A GRANDE DEFASAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA OFERTADO PELAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO. SEJA PELA FALTA DE MATERIAL DIDÁTICO ADEQUADO, A FALTA DE INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS, SUPERLOTAÇÃO DAS SALAS DE AULA, DESVALORIZAÇÃO DO EDUCADOR E ATÉ MESMO A MÁ FORMAÇÃO DO PROFESSOR. \r\n O EDUCANDO SENTE DIFICULDADE DE ASSOCIAR O CONTEÚDO ESTUDADO EM SALA, COM O SEU COTIDIANO, TORNANDO- O ASSIM DESINTERESSADO POR ESSA DISCIPLINA. EM ALGUNS CASOS, HÁ TAMBÉM CERTO DESPREPARO POR PARTE DO PROFESSOR, EM ATUAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR, RELACIONANDO ESSA CIÊNCIA COM A REALIDADE DOS ALUNOS. \r\n É ENSINADO CIÊNCIA DE FORMA ABSTRATA, ONDE NÃO É INCENTIVADA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, MENOS AINDA, ALUNOS QUE TENHAM PENSAMENTOS CRÍTICOS, QUE SEJAM CAPAZES DE PARTICIPAR DE FORMA RELATIVA A UMA SOCIEDADE PENSADORA E CIENTÍFICA.\r\n O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE TRABALHO É VERIFICAR COMO O USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PODE FAVORECER O ESTUDO DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA OS ALUNOS DA 3ª ETAPA DO ENSINO MÉDIO DA EJA, DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROFESSORA CAROLINA PICHLER, SITUADA NO MUNICÍPIO DE COLATINA-ES. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química" "palavra_chave" => "LÚDICO, METODOLOGIAS, QUÍMICA, EJA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA3_ID786_03062019133200.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSELIA CRISTINA SIQUEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSELIA SIQUEIRA" "autor_email" => "jcristinaquimica@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }