COM O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO, TORNOU- SE EVIDENTE A NECESSIDADE DE DESENVOLVER NO EDUCANDO, A CAPACIDADE DE INTERAGIR CRITICAMENTE COM AS PESSOAS EM SEU MEIO.
A CIÊNCIA QUÍMICA ESTÁ LIGADA DIRETAMENTE AO COTIDIANO DE UM ALUNO. É NECESSÁRIO FORMAR ALUNOS APTOS PARA SOBREVIVER E ATUAR EM UMA SOCIEDADE DE MANEIRA RESPONSÁVEL E COMPROMETIDA AO MUNDO TECNOLÓGICO CIENTÍFICO, RESSALTANDO E AFLORANDO A SUA CAPACIDADE DE INVESTIGAÇÃO, PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO, INTERFERINDO ASSIM DIRETAMENTE NO COTIDIANO DO INDIVÍDUO.
É NOTÓRIA, A GRANDE DEFASAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA OFERTADO PELAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO. SEJA PELA FALTA DE MATERIAL DIDÁTICO ADEQUADO, A FALTA DE INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS, SUPERLOTAÇÃO DAS SALAS DE AULA, DESVALORIZAÇÃO DO EDUCADOR E ATÉ MESMO A MÁ FORMAÇÃO DO PROFESSOR.
O EDUCANDO SENTE DIFICULDADE DE ASSOCIAR O CONTEÚDO ESTUDADO EM SALA, COM O SEU COTIDIANO, TORNANDO- O ASSIM DESINTERESSADO POR ESSA DISCIPLINA. EM ALGUNS CASOS, HÁ TAMBÉM CERTO DESPREPARO POR PARTE DO PROFESSOR, EM ATUAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR, RELACIONANDO ESSA CIÊNCIA COM A REALIDADE DOS ALUNOS.
É ENSINADO CIÊNCIA DE FORMA ABSTRATA, ONDE NÃO É INCENTIVADA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, MENOS AINDA, ALUNOS QUE TENHAM PENSAMENTOS CRÍTICOS, QUE SEJAM CAPAZES DE PARTICIPAR DE FORMA RELATIVA A UMA SOCIEDADE PENSADORA E CIENTÍFICA.
O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE TRABALHO É VERIFICAR COMO O USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PODE FAVORECER O ESTUDO DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA OS ALUNOS DA 3ª ETAPA DO ENSINO MÉDIO DA EJA, DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROFESSORA CAROLINA PICHLER, SITUADA NO MUNICÍPIO DE COLATINA-ES.