Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O ESPAÇO ESCOLAR E O CAMPESINO: A ESCOLA COMO CENTRO DE FORMAÇÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ESCOLA DO CAMPO, EVASÃO ESCOLAR, PRÁTICAS AGRÍCOLAS Comunicação Oral (CO) AT 13: Educação em debate
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Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

RESUMO: A PESQUISA ANALISA COMO O HOMEM E A MULHER DO CAMPO PRIORIZA A EDUCAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DE A ESCOLA SITUAR-SE NA SUA LOCALIDADE, OBSERVANDO O ESTILO DE VIDA, AS CONDIÇÕES FINANCEIRAS E QUAIS AS ATIVIDADES AGRÍCOLAS PRATICADAS NA COMUNIDADE. NUMA ABORDAGEM DE CAMPO, OBSERVANDO AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELAS FAMÍLIAS, PROCUROU-SE CONSTATAR COMO ESSAS PRÁTICAS SÃO DESENVOLVIDAS E QUAL A IMPORTÂNCIA DADA PARA QUE OS FILHOS PERMANEÇAM ESTUDANDO. SABENDO QUE OS ALUNOS/ALUNAS DESSAS LOCALIDADES SENTEM A NECESSIDADE DE AJUDAREM SEUS PAIS NAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS, JÁ QUE OS MESMOS NÃO TÊM CONDIÇÕES FINANCEIRAS DE PAGAREM TRABALHADORES. OBSERVAMOS DIANTE DESSA PESQUISA QUE TODOS OS ANOS UM MUNICÍPIO LOCALIZADO NO AGRESTE PARAIBANO VEM FECHANDO ESCOLAS DO CAMPO E TRAZENDO PREOCUPAÇÃO PARA QUEM MORA NO CAMPO E VIVE DO MESMO, JÁ QUE PRECISAM DEIXAR SEUS FILHOS/FILHAS ESTUDAREM LONGE DE CASA E ALÉM DO MAIS CORREM RISCOS EM ESTRADAS DE TERRA,EM ÔNIBUS VELHOS E COM A MANUTENÇÃO A DESEJAR.

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