O ESTÁGIO CURRICULAR ORIENTA E PERMITE O ESTUDANTE LICENCIANDO A CHEGAR O MAIS PRÓXIMO DE UMA REALIDADE DOCENTE. ISSO PROPICIA A VIVÊNCIA E APLICABILIDADE DE NOVAS METODOLOGIAS E PRÁTICAS QUE VÊM TRAZENDO UMA QUEBRA NO ENSINO TRADICIONAL, COMO OCORRE COM O USO DA EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS QUE, POR SI SÓ, APRESENTAM UMA GRANDE ABSTRAÇÃO NOS CONTEÚDOS ABORDADOS. A PARTIR DISSO, OBJETIVAMOS, COM ESSE TRABALHO, ANALISAR O USO DE EXPERIMENTOS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E O DIÁLOGO COM OS ALUNOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO, PERNAMBUCO. OCORRERAM OBSERVAÇÕES DAS AULAS MINISTRADAS PELA PROFESSORA EFETIVA DA DISCIPLINA E, EM SEGUIDA, FORAM PENSADAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA ABORDAR OS TEMAS “EROSÃO DO SOLO” E “AR E SUAS PROPRIEDADES”, FOCANDO NA EXPERIMENTAÇÃO E NO DIÁLOGO NO DECORRER DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. AS SEQUÊNCIAS SE DERAM EM CINCO MOMENTO PARA AMBAS AS TEMÁTICAS, SEGUINDO A ORDEM: SONDAGEM DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS; AULA EXPOSITIVA DIALOGADA; EXPERIMENTAÇÃO; ATIVIDADES AVALIATIVAS; E, POR FIM, CORREÇÃO ORAL DAS ATIVIDADES. DURANTE AS APLICAÇÕES, OCORRERAM OBSERVAÇÕES ACERCA DO COMPORTAMENTO E ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS, DESSA FORMA, A ANÁLISE DOS DADOS FOI QUALITATIVA DE CUNHO DESCRITIVO. FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR DE FORMA NOTÓRIA O APROVEITAMENTO DAS AULAS, NA QUAL É PERCEPTIVO O AUMENTO NO RENDIMENTO E MELHOR DESENVOLVIMENTO NESSAS AULAS, BEM COMO, A CONTRIBUIÇÃO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS JUNTO AS AULAS DIALOGADAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM, SENDO ASSIM FERRAMENTAS INTERESSANTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS NO ESTÁGIO.