Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE ENTRE O ESTUDO DE CAMPO E A PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS

Palavra-chaves: GEOGRAFIA AGRÁRIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, ESTUDO DE CAMPO, RECURSO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) AT 09: Geociências e Geografia: pesquisa, ensino e novas metodologias
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57020
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 515
    "inscrito_id" => 398
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE ENTRE O ESTUDO DE CAMPO E A PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "O TRABALHO ORA APRESENTADO, BUSCA IDENTIFICAR AS PRÁTICAS DE AULAS DE CAMPO E PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA AGRÁRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO, ASSUMINDO O COMPROMISSO DE ASSEGURAR A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE COMO UM DIREITO DE TODOS/AS, FORTALECENDO A IDENTIDADE E CULTURA DAS CRIANÇAS E JOVENS NESSAS LOCALIDADES. FUNDAMENTADO, NESSE SENTIDO, EM AULAS EXPOSITIVAS, ESTUDO DE CAMPO REALIZADO NA EMPRESA HORTALIÇAS SEMPRE VERDE NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE ALAGOA NOVA – PB, E PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS, AMBOS REALIZADOS NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS PARA ESTUDO EM GEOGRAFIA AGRÁRIA-TURMA 01, NO PERÍODO LETIVO 2019.1 SOB A COORDENAÇÃO DA PROFESSORA DRA. ALINE BARBOSA NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, CAMPUS SEDE; E EM UM CONJUNTO VARIADO DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS, PROCURANDO, DESTA FORMA, ESTABELECER UMA DISCUSSÃO QUE POSSIBILITE UMA MAIOR COMPREENSÃO DA AULA DE CAMPO E RECURSOS DIDÁTICOS ENQUANTO METODOLOGIAS DE ENSINO. NESTE CASO, DEVIDO AO CRESCENTE AUMENTO DE BIBLIOGRAFIAS QUE ABORDEM E FUNDAMENTEM PESQUISAS NA ÁREA DO ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, ACREDITA-SE QUE ESTE TRABALHO SEJA NECESSÁRIO, DESAFIADOR E INSTIGANTE A NOVOS ESTUDOS PERTINENTES A TEMÁTICA, LIGANDO O ENSINO DE QUALIDADE A PRÁTICAS DE ENSINO ÚTEIS E FUNCIONAIS, E QUE NOVOS HORIZONTES DE PESQUISA SURGIRÃO A PARTIR DA INTEGRAÇÃO DE REFLEXÕES A RESPEITO À AGROECOLOGIA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA SOCIEDADE, COMPREENDENDO SUA RELEVÂNCIA PARA TODA A COMUNIDADE ACADÊMICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09: Geociências e Geografia: pesquisa, ensino e novas metodologias"
    "palavra_chave" => "GEOGRAFIA AGRÁRIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, ESTUDO DE CAMPO, RECURSO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA9_ID398_01072019203056.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYENE ALBINO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DAYENE ALBINO DOS SANTOS"
    "autor_email" => "dayene15@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57020
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 515
    "inscrito_id" => 398
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE ENTRE O ESTUDO DE CAMPO E A PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "O TRABALHO ORA APRESENTADO, BUSCA IDENTIFICAR AS PRÁTICAS DE AULAS DE CAMPO E PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA AGRÁRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO, ASSUMINDO O COMPROMISSO DE ASSEGURAR A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE COMO UM DIREITO DE TODOS/AS, FORTALECENDO A IDENTIDADE E CULTURA DAS CRIANÇAS E JOVENS NESSAS LOCALIDADES. FUNDAMENTADO, NESSE SENTIDO, EM AULAS EXPOSITIVAS, ESTUDO DE CAMPO REALIZADO NA EMPRESA HORTALIÇAS SEMPRE VERDE NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE ALAGOA NOVA – PB, E PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS, AMBOS REALIZADOS NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS PARA ESTUDO EM GEOGRAFIA AGRÁRIA-TURMA 01, NO PERÍODO LETIVO 2019.1 SOB A COORDENAÇÃO DA PROFESSORA DRA. ALINE BARBOSA NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, CAMPUS SEDE; E EM UM CONJUNTO VARIADO DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS, PROCURANDO, DESTA FORMA, ESTABELECER UMA DISCUSSÃO QUE POSSIBILITE UMA MAIOR COMPREENSÃO DA AULA DE CAMPO E RECURSOS DIDÁTICOS ENQUANTO METODOLOGIAS DE ENSINO. NESTE CASO, DEVIDO AO CRESCENTE AUMENTO DE BIBLIOGRAFIAS QUE ABORDEM E FUNDAMENTEM PESQUISAS NA ÁREA DO ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, ACREDITA-SE QUE ESTE TRABALHO SEJA NECESSÁRIO, DESAFIADOR E INSTIGANTE A NOVOS ESTUDOS PERTINENTES A TEMÁTICA, LIGANDO O ENSINO DE QUALIDADE A PRÁTICAS DE ENSINO ÚTEIS E FUNCIONAIS, E QUE NOVOS HORIZONTES DE PESQUISA SURGIRÃO A PARTIR DA INTEGRAÇÃO DE REFLEXÕES A RESPEITO À AGROECOLOGIA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA SOCIEDADE, COMPREENDENDO SUA RELEVÂNCIA PARA TODA A COMUNIDADE ACADÊMICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09: Geociências e Geografia: pesquisa, ensino e novas metodologias"
    "palavra_chave" => "GEOGRAFIA AGRÁRIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, ESTUDO DE CAMPO, RECURSO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA9_ID398_01072019203056.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYENE ALBINO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DAYENE ALBINO DOS SANTOS"
    "autor_email" => "dayene15@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O TRABALHO ORA APRESENTADO, BUSCA IDENTIFICAR AS PRÁTICAS DE AULAS DE CAMPO E PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA AGRÁRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO, ASSUMINDO O COMPROMISSO DE ASSEGURAR A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE COMO UM DIREITO DE TODOS/AS, FORTALECENDO A IDENTIDADE E CULTURA DAS CRIANÇAS E JOVENS NESSAS LOCALIDADES. FUNDAMENTADO, NESSE SENTIDO, EM AULAS EXPOSITIVAS, ESTUDO DE CAMPO REALIZADO NA EMPRESA HORTALIÇAS SEMPRE VERDE NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE ALAGOA NOVA – PB, E PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS, AMBOS REALIZADOS NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS PARA ESTUDO EM GEOGRAFIA AGRÁRIA-TURMA 01, NO PERÍODO LETIVO 2019.1 SOB A COORDENAÇÃO DA PROFESSORA DRA. ALINE BARBOSA NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, CAMPUS SEDE; E EM UM CONJUNTO VARIADO DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS, PROCURANDO, DESTA FORMA, ESTABELECER UMA DISCUSSÃO QUE POSSIBILITE UMA MAIOR COMPREENSÃO DA AULA DE CAMPO E RECURSOS DIDÁTICOS ENQUANTO METODOLOGIAS DE ENSINO. NESTE CASO, DEVIDO AO CRESCENTE AUMENTO DE BIBLIOGRAFIAS QUE ABORDEM E FUNDAMENTEM PESQUISAS NA ÁREA DO ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, ACREDITA-SE QUE ESTE TRABALHO SEJA NECESSÁRIO, DESAFIADOR E INSTIGANTE A NOVOS ESTUDOS PERTINENTES A TEMÁTICA, LIGANDO O ENSINO DE QUALIDADE A PRÁTICAS DE ENSINO ÚTEIS E FUNCIONAIS, E QUE NOVOS HORIZONTES DE PESQUISA SURGIRÃO A PARTIR DA INTEGRAÇÃO DE REFLEXÕES A RESPEITO À AGROECOLOGIA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA SOCIEDADE, COMPREENDENDO SUA RELEVÂNCIA PARA TODA A COMUNIDADE ACADÊMICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.