O TRABALHO ORA APRESENTADO, BUSCA IDENTIFICAR AS PRÁTICAS DE AULAS DE CAMPO E PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA AGRÁRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO, ASSUMINDO O COMPROMISSO DE ASSEGURAR A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE COMO UM DIREITO DE TODOS/AS, FORTALECENDO A IDENTIDADE E CULTURA DAS CRIANÇAS E JOVENS NESSAS LOCALIDADES. FUNDAMENTADO, NESSE SENTIDO, EM AULAS EXPOSITIVAS, ESTUDO DE CAMPO REALIZADO NA EMPRESA HORTALIÇAS SEMPRE VERDE NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE ALAGOA NOVA – PB, E PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS, AMBOS REALIZADOS NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS PARA ESTUDO EM GEOGRAFIA AGRÁRIA-TURMA 01, NO PERÍODO LETIVO 2019.1 SOB A COORDENAÇÃO DA PROFESSORA DRA. ALINE BARBOSA NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, CAMPUS SEDE; E EM UM CONJUNTO VARIADO DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS, PROCURANDO, DESTA FORMA, ESTABELECER UMA DISCUSSÃO QUE POSSIBILITE UMA MAIOR COMPREENSÃO DA AULA DE CAMPO E RECURSOS DIDÁTICOS ENQUANTO METODOLOGIAS DE ENSINO. NESTE CASO, DEVIDO AO CRESCENTE AUMENTO DE BIBLIOGRAFIAS QUE ABORDEM E FUNDAMENTEM PESQUISAS NA ÁREA DO ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, ACREDITA-SE QUE ESTE TRABALHO SEJA NECESSÁRIO, DESAFIADOR E INSTIGANTE A NOVOS ESTUDOS PERTINENTES A TEMÁTICA, LIGANDO O ENSINO DE QUALIDADE A PRÁTICAS DE ENSINO ÚTEIS E FUNCIONAIS, E QUE NOVOS HORIZONTES DE PESQUISA SURGIRÃO A PARTIR DA INTEGRAÇÃO DE REFLEXÕES A RESPEITO À AGROECOLOGIA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA SOCIEDADE, COMPREENDENDO SUA RELEVÂNCIA PARA TODA A COMUNIDADE ACADÊMICA.