ATRAVESSAMOS O MAR EGEU, O BARCO CHEIO DE FARISEUS”: MÚSICA E ENSINO DE HISTÓRIA
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56552 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 789 "titulo" => "ATRAVESSAMOS O MAR EGEU, O BARCO CHEIO DE FARISEUS”: MÚSICA E ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "A MÚSICA FAZ PARTE DA HISTÓRIA HUMANA, PROPICIANDO EXPERIÊNCIAS DE DELEITE, ARTICULAÇÕES CULTURAIS, RITUALÍSTICAS, COMO TAMBÉM LAZER E SOCIABILIDADE. NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO, OBSERVA-SE QUE A MESMA VEM A CONTRIBUIR COM DIFERENTES VISIBILIDADES DO MUNDO SOCIAL, REPRESENTANDO ASPECTOS DO POLÍTICO, SOCIAL, CULTURAL NO CAMPO EDUCACIONAL. A MÚSICA EDUCA E DESENVOLVE DIFERENTES FORMATAÇÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO. REPENSAR O ENSINO DE HISTÓRIA NA ATUALIDADE É PARTIR DE DOIS PRISMAS: A DIVERSIDADE CULTURAL E DIGITAL, AS QUAIS, INFLUENCIAM, INTERFEREM NO MODO DE PENSAR E PLANEJAR A EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE, AO QUE DIZ RESPEITO AO ENSINO DE HISTÓRIA. DESSA FORMA, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA NA ELUCIDAÇÃO DO SABER HISTÓRICO ESCOLAR, PARA ISSO ESCOLHEMOS A MÚSICA “DIÁSPORA” DOS TRIBALISTAS. A MÚSICA PROBLEMATIZA A QUESTÃO DOS REFUGIADOS, ASSIM COMO A INTOLERÂNCIA SOFRIDA POR ESTES, UM DOS TEMAS MAIS RECORRENTES NA ATUALIDADE E REQUER ATENÇÃO SOOBRE SUAS LUTAS, SUAS DIFICULDADES. PARA ISSO PROPOMOS UM DIÁLOGO COM ABUD (2004), DAVID (2002), FERREIRA (2013), DENTRE OUTROS AUTORES. A PESQUISA É PAUTADA EM UMA ANÁLISE METODOLÓGICA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. ADVOGAMOS A IDEIA DE QUE A MÚSICA ARTICULADA AS REDES DIGITAIS, PROPICIA NOVAS CONFIGURAÇÕES EDUCATIVAS, CONTRIBUINDO PARA APROXIMAR A REALIDADE SOCIAL DO CONTEXTO EDUCACIONAL. O ENSINO DE HISTÓRIA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, MEDIATIZADOS ATRAVÉS DA MÚSICA PODE COLABORAR PARA MUDANÇAS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, QUANDO PERMITIR A VISÃO CRÍTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONTEXTO COTIDIANO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 16: O ensino e a pesquisa em História" "palavra_chave" => "MÚSICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO DE HISTÓRIA., REFUGIADOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA16_ID789_02052019213920.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCILA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "MARCILA ALMEIDA" "autor_email" => "marcillaalmeida@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56552 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 789 "titulo" => "ATRAVESSAMOS O MAR EGEU, O BARCO CHEIO DE FARISEUS”: MÚSICA E ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "A MÚSICA FAZ PARTE DA HISTÓRIA HUMANA, PROPICIANDO EXPERIÊNCIAS DE DELEITE, ARTICULAÇÕES CULTURAIS, RITUALÍSTICAS, COMO TAMBÉM LAZER E SOCIABILIDADE. NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO, OBSERVA-SE QUE A MESMA VEM A CONTRIBUIR COM DIFERENTES VISIBILIDADES DO MUNDO SOCIAL, REPRESENTANDO ASPECTOS DO POLÍTICO, SOCIAL, CULTURAL NO CAMPO EDUCACIONAL. A MÚSICA EDUCA E DESENVOLVE DIFERENTES FORMATAÇÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO. REPENSAR O ENSINO DE HISTÓRIA NA ATUALIDADE É PARTIR DE DOIS PRISMAS: A DIVERSIDADE CULTURAL E DIGITAL, AS QUAIS, INFLUENCIAM, INTERFEREM NO MODO DE PENSAR E PLANEJAR A EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE, AO QUE DIZ RESPEITO AO ENSINO DE HISTÓRIA. DESSA FORMA, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA NA ELUCIDAÇÃO DO SABER HISTÓRICO ESCOLAR, PARA ISSO ESCOLHEMOS A MÚSICA “DIÁSPORA” DOS TRIBALISTAS. A MÚSICA PROBLEMATIZA A QUESTÃO DOS REFUGIADOS, ASSIM COMO A INTOLERÂNCIA SOFRIDA POR ESTES, UM DOS TEMAS MAIS RECORRENTES NA ATUALIDADE E REQUER ATENÇÃO SOOBRE SUAS LUTAS, SUAS DIFICULDADES. PARA ISSO PROPOMOS UM DIÁLOGO COM ABUD (2004), DAVID (2002), FERREIRA (2013), DENTRE OUTROS AUTORES. A PESQUISA É PAUTADA EM UMA ANÁLISE METODOLÓGICA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. ADVOGAMOS A IDEIA DE QUE A MÚSICA ARTICULADA AS REDES DIGITAIS, PROPICIA NOVAS CONFIGURAÇÕES EDUCATIVAS, CONTRIBUINDO PARA APROXIMAR A REALIDADE SOCIAL DO CONTEXTO EDUCACIONAL. O ENSINO DE HISTÓRIA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, MEDIATIZADOS ATRAVÉS DA MÚSICA PODE COLABORAR PARA MUDANÇAS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, QUANDO PERMITIR A VISÃO CRÍTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONTEXTO COTIDIANO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 16: O ensino e a pesquisa em História" "palavra_chave" => "MÚSICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO DE HISTÓRIA., REFUGIADOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA16_ID789_02052019213920.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCILA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "MARCILA ALMEIDA" "autor_email" => "marcillaalmeida@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }