O PRESENTE TRABALHO FEZ UMA ANÁLISE ACERCA DA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM COM MORADORES DO MUNICÍPIO DE ARARUNA-PB E CIDADES CIRCUNVIZINHAS. FOI FEITA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A TEMÁTICA, COM A INTENÇÃO DE CONTEXTUALIZAR CONCEITOS, DIAGNÓSTICOS E REFLEXÕES SOBRE O TEMA. A METODOLOGIA TRATOU DE UMA PESQUISA DE CAMPO, REALIZADA NO MÊS DE ABRIL DE 2019, DE ABORDAGEM QUALITATIVA. O INSTRUMENTO UTILIZADO FOI UM ROTEIRO DE ENTREVISTAS ESTRUTURADA, APLICADAS INDIVIDUALMENTE COM 11 PAIS E 11 ALUNOS. A COLETA DE DADOS OCORREU NAS RESIDÊNCIAS E NO AMBIENTE ESCOLAR, ESCOLHIDOS POR DISPOSIÇÃO, INTERESSE E CONVENIÊNCIA. OS RESULTADOS MOSTRARAM DISTINTAS VISÕES, POSSIBILITANDO REALIZAR ANÁLISES COMPARATIVAS E ESPECÍFICAS. O OBJETIVO PRINCIPAL FOI FAZER UM ESTUDO COMPARATIVO DO QUE PENSAM E ATRIBUEM OS PARTICIPANTES. FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES INDIVIDUAIS – POLARIZANTES; ANALISAR AS PRINCIPAIS CAUSAS DAS DIFICULDADES, QUANDO COMPARADAS POR GRUPO; AS SUPERAÇÕES INDIVIDUAIS - ALUNOS; E, POR FIM; COMO OS PAIS AGEM PARA AUXILIAR SEUS FILHOS. MESMO COM LIMITAÇÕES DE ENTREVISTAS REALIZADAS, PODE-SE CONSIDERAR QUE OS RESULTADOS CONSEGUIRAM AGREGAR NOVAS INFORMAÇÕES E DETALHES NO TEMA EM ESTUDO, SE MOSTRANDO TAMBÉM ALINHADO COM A BIBLIOGRAFIA JÁ EXISTENTE, SOMANDO ASSIM A ALGUMAS REFLEXÕES PARA O DEBATE NO AMBIENTE ESCOLAR, ENTRE OS ATORES NELA ENVOLVIDOS.