AS DOENÇAS PARASITÁRIAS SEMPRE FIZERAM PARTE DO CONVÍVIO DOS SERES VIVOS. QUANDO FALADO DE SUAS INTERAÇÕES COM O SER HUMANO OBSERVA-SE GRANDES VARIEDADES DE VETORES E DOENÇAS POR ESTES CAUSADAS; ENTRE TANTOS FATORES COMO AMBIENTAIS, CULTURAIS E EM GRANDE MAIORIA RELACIONADAS AO SUBDESENVOLVIMENTO POPULACIONAL; NO ENTANTO ENTENDER OS CICLOS DE VIDA, OS MÉTODOS PROFILÁTICOS E DE TRATAMENTO TEM SE MOSTRADO UM PROBLEMA EM MEIO A POPULAÇÃO. DESSA FORMA ESTE TRABALHO BUSCOU REALIZAR UMA ANÁLISE PILOTO DE COMO OS ESTUDANTES ESTÃO SAINDO DO CICLO ESCOLAR BÁSICO COM CONHECIMENTOS REFERENTES AOS PARASITAS E SUAS DOENÇAS. A PESQUISA FOI REALIZADA EM DUAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL NA CIDADE DE NATAL/RN, COM VINTE E TRÊS ALUNOS VOLUNTÁRIOS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO DOS MESMOS E DAS INSTITUIÇÕES A QUAL FREQUENTAM, ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE DOIS QUESTIONÁRIOS. COM A ANÁLISE PRELIMINAR VERIFICOU-SE QUE EXISTE UMA DEFICIÊNCIA QUANTO A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE OFERECIDA AOS ESTUDANTES COLABORANDO PARA O CRESCIMENTO DA DESINFORMAÇÃO QUANTO AS PARASITOSES, PORÉM SE FAZ NECESSÁRIO A REALIZAÇÃO DA ANÁLISE DE UM NÚMERO MAIOR DE ESTUDANTES EM OUTRAS INSTITUIÇÕES AFIM DE CONCRETIZAR OS RESULTADOS PRELIMINARES OBSERVADOS NESTE PROJETO PILOTO.