ANÁLISE DE NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA A PARTIR DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA ENVOLVENDO DESASTRES AMBIENTAIS E ATIVIDADES DE MINERAÇÃO
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56467 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 358 "inscrito_id" => 2002 "titulo" => "ANÁLISE DE NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA A PARTIR DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA ENVOLVENDO DESASTRES AMBIENTAIS E ATIVIDADES DE MINERAÇÃO" "resumo" => "NESTE ESTUDO TEMOS COMO OBJETIVO IDENTIFICAR NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (ACT) DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO QUANDO DISCUTEM UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA (QSC) QUE ENVOLVE DESASTRES AMBIENTAIS E ATIVIDADES DE MINERAÇÃO. O CONTEXTO DESTE ESTUDO FOI UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA LOCALIZADA NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE/PE E CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE DEZOITO ALUNOS COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 15 E 17 ANOS. O ESTUDO SEGUIU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DOS DADOS E LANÇOU MÃO DO QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS. TRÊS ETAPAS METODOLÓGICAS FORAM DESENVOLVIDAS: ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO. NA ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO CONSIDERAMOS OS TRÊS NÍVEIS DE ACT: PRÁTICA, CÍVICA, CULTURAL. A APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO PRECEDEU AO DESENVOLVIMENTO DA INTERVENÇÃO DIDÁTICA SOBRE A QSC EM TELA PARA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS QUÍMICOS RELATIVOS À TABELA PERIÓDICA E AOS METAIS PESADOS. AS ANÁLISES DOS DADOS CONSIDERARAM COMO CATEGORIAS ANALÍTICAS OS TRÊS NÍVEIS DE ACT. A PARTIR DOS RESULTADOS DAS ANÁLISES, PUDEMOS IDENTIFICAR OS NÍVEIS DE ACT PRÁTICA, CÍVICA E CULTURAL. NESTE SENTIDO, DESTACAMOS DOIS ASPECTOS QUE PODEM TER CONTRIBUÍDO PARA ESTE RESULTADO: ELABORAÇÃO DAS QUESTÕES DIRECIONADAS PARA OS NÍVEIS DE ACT; E QUESTÕES ENVOLVENDO UMA QSC ATUAL QUE ENVOLVEU ASPECTOS MAIS AMPLOS, CARACTERÍSTICOS DAS QSC, OU SEJA, TECNOLÓGICOS, SOCIAIS, ECONÔMICOS ETC., E NÃO APENAS CIENTÍFICOS. NESTA DIREÇÃO, PODEMOS DIZER QUE AS QSC SE CONSTITUI COMO UMA DAS ABORDAGENS DE ENSINO DE CIÊNCIAS, MAIS PARTICULARMENTE, DE ENSINO DE QUÍMICA, COM POTENCIALIDADE PARA PROMOVER A ACT DOS ALUNOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS, DESASTRES AMBIENTAIS E ATIVIDADES DE MINERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA3_ID2002_01072019103747.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBSON ALMEIDA MONTEIRO DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "ROBSON ALMEIDA" "autor_email" => "rob.almeidadefarias@gmail" "autor_ies" => "SENAI/PE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56467 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 358 "inscrito_id" => 2002 "titulo" => "ANÁLISE DE NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA A PARTIR DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA ENVOLVENDO DESASTRES AMBIENTAIS E ATIVIDADES DE MINERAÇÃO" "resumo" => "NESTE ESTUDO TEMOS COMO OBJETIVO IDENTIFICAR NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (ACT) DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO QUANDO DISCUTEM UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA (QSC) QUE ENVOLVE DESASTRES AMBIENTAIS E ATIVIDADES DE MINERAÇÃO. O CONTEXTO DESTE ESTUDO FOI UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA LOCALIZADA NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE/PE E CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE DEZOITO ALUNOS COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 15 E 17 ANOS. O ESTUDO SEGUIU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DOS DADOS E LANÇOU MÃO DO QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS. TRÊS ETAPAS METODOLÓGICAS FORAM DESENVOLVIDAS: ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO. NA ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO CONSIDERAMOS OS TRÊS NÍVEIS DE ACT: PRÁTICA, CÍVICA, CULTURAL. A APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO PRECEDEU AO DESENVOLVIMENTO DA INTERVENÇÃO DIDÁTICA SOBRE A QSC EM TELA PARA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS QUÍMICOS RELATIVOS À TABELA PERIÓDICA E AOS METAIS PESADOS. AS ANÁLISES DOS DADOS CONSIDERARAM COMO CATEGORIAS ANALÍTICAS OS TRÊS NÍVEIS DE ACT. A PARTIR DOS RESULTADOS DAS ANÁLISES, PUDEMOS IDENTIFICAR OS NÍVEIS DE ACT PRÁTICA, CÍVICA E CULTURAL. NESTE SENTIDO, DESTACAMOS DOIS ASPECTOS QUE PODEM TER CONTRIBUÍDO PARA ESTE RESULTADO: ELABORAÇÃO DAS QUESTÕES DIRECIONADAS PARA OS NÍVEIS DE ACT; E QUESTÕES ENVOLVENDO UMA QSC ATUAL QUE ENVOLVEU ASPECTOS MAIS AMPLOS, CARACTERÍSTICOS DAS QSC, OU SEJA, TECNOLÓGICOS, SOCIAIS, ECONÔMICOS ETC., E NÃO APENAS CIENTÍFICOS. NESTA DIREÇÃO, PODEMOS DIZER QUE AS QSC SE CONSTITUI COMO UMA DAS ABORDAGENS DE ENSINO DE CIÊNCIAS, MAIS PARTICULARMENTE, DE ENSINO DE QUÍMICA, COM POTENCIALIDADE PARA PROMOVER A ACT DOS ALUNOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS, DESASTRES AMBIENTAIS E ATIVIDADES DE MINERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA3_ID2002_01072019103747.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBSON ALMEIDA MONTEIRO DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "ROBSON ALMEIDA" "autor_email" => "rob.almeidadefarias@gmail" "autor_ies" => "SENAI/PE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }