ESTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR A PESQUISA REALIZADA NO CENTRO EDUCACIONAL JANELINHA DO SABER, EM UMA TURMA DE 6º ANO, QUE TEVE COMO OBJETO DE ESTUDO O CINEMA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. PARA A REALIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA E DO TIPO EXPLORATÓRIA, FOI SELECIONADO O LONGA METRAGEM “A CORRENTE DO BEM”, QUE FOI EXIBIDO EM DUAS SESSÕES, UMA ANTES DA APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO E OUTRA APÓS O CONTEÚDO EXPLICITADO. NESSES DOIS MOMENTOS FORAM APLICADOS OS MESMOS QUESTIONÁRIOS COM PERGUNTAS DO TIPO QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS. A PARTIR DOS RESULTADOS DA PESQUISA FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A UTILIZAÇÃO DO CINEMA NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PODE ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES POR PROPORCIONAR UM AMBIENTE MAIS DINÂMICO E ENVOLVENTE, CONSTRUINDO UMA INFLUÊNCIA POSITIVA DENTRO DA SALA DE AULA. ASSIM, OBSERVOU-SE QUE ESTA ESTRATÉGIA DE ENSINO PODE SER TRABALHADA NO COTIDIANO ESCOLAR, CONTRIBUINDO E DESPERTANDO O INTERESSE DO ESTUDANTE NA DISCIPLINA, DADO QUE FAVORECE UMA APRENDIZAGEM COM MAIS SIGNIFICADO, DE UMA MANEIRA DIFERENTE E MOTIVADO.