Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O EXPERIMENTO DE PITÁGORAS COM O MONOCÓRDIO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-DIDÁTICA

Palavra-chaves: RAZÕES MATEMÁTICAS, MATEMÁTICA/MÚSICA, RELAÇÃO HISTÓRIA/ENSINO Comunicação Oral (CO) AT 19: A pesquisa, o ensino e as Artes- comunicação e expressão
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Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

REALIZADA POR VOLTA DO SÉCULO 6 A.C., A EXPERIÊNCIA DE PITÁGORAS COM O MONOCÓRDIO CONSISTIU EM FIXAR UMA CORDA EM DOIS PONTOS, VARIANDO OS SONS PRODUZIDOS POR MEIO DE UM DISPOSITIVO MÓVEL PARA PRESSIONÁ-LA EM VÁRIAS POSIÇÕES. PARA OS PITAGÓRICOS, AS RAZÕES MATEMÁTICAS SUBJACENTES AOS INTERVALOS MUSICAIS DE OITAVA, QUINTA E QUARTA -- CONSONÂNCIAS PERFEITAS -- ERAM RESPECTIVAMENTE 1: 2, 2: 3 E 3: 4 E TERIAM SIDO REVELADAS NESTE EXPERIMENTO. O EXPERIMENTO DE PITÁGORAS COM O MONOCÓRDIO LANÇA QUESTÕES NÃO APENAS NA MÚSICA, MAS EM ARQUITETURA E EM VÁRIOS OUTROS CONTEXTOS, TENDO COMO BASE RAZÕES MATEMÁTICAS. ELE AINDA NOS DIZ QUE ÀS COMPOSIÇÕES DE INTERVALOS MUSICAIS SUBJAZEM COMPOSIÇÕES DE RAZÕES MATEMÁTICAS. ESTA APRESENTAÇÃO PRETENDE EXPLORAR O POTENCIAL DIDÁTICO DE TAL EXPERIMENTO SOB UMA PERSPECTIVA CULTURAL DA MATEMÁTICA PARTICULARMENTE CONCERNENTE AO PAPEL DA MÚSICA TEÓRICA NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRUTURAS VINCULADAS AO CONCEITO DE RAZÃO MATEMÁTICA.

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