BARBOSA, Ivson De Sousa et al.. Arte com terra como inovação para o ensino de solos. Anais IV CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/56527>. Acesso em: 22/12/2024 19:26
O SOLO É COMPONENTE INTEGRADOR DOS DIVERSOS ECOSSISTEMAS E SUA RELEVÃNCIA PARA SUSTENTAÇÃO DA VIDA É INDISCUTÍVEL, EM FUNÇÃO DOS INÚMEROS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS QUE SUSTENTA, TODAVIA, O TEMA SOLOS AINDA É POUCO TRABALHADO NAS ESCOLAS. POR SER UM RECURSO COMPLEXO E FINITO É URGENTE QUE SEUS CONCEITOS SEJAM ABORDADOS NOS CONTEÚDOS ESCOLARES DESDE AS PRIMEIRAS SÉRIES, POR MEIO DE METODOLOGIAS SIGNIFICATIVAS QUE ESTIMULEM O INTERESSE DOS ESTUDANTES. O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA OFICINA DE GEOTINTA, REALIZADA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE COXIXOLA (PB), PELA EQUIPE DO PROJETO SOLO NA ESCOLA/UFCG E PROJETO GEOTINTA, COMO METODOLOGIA PARA POPULARIZAR O ENSINO DO SOLO. AS AÇÕES ACONTECERAM COM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL E UMA TURMA DO ENSINO INFANTIL, APÓS A REALIZAÇÃO EM SEPARADO DE UMA PALESTRA SOBRE A IMPORTÂNCIA E USOS DO SOLO. FORAM USADAS AMOSTRAS DE CORES DO ATELIÊ DA GEOTINTA, ÁGUA E COLA BRANCA, EM PROPORÇÕES QUE VARIARAM SEGUNDO A TEXTURA DO SOLO, OPORTUNIDADE EM QUE SE APRESENTOU INFORMAÇÕES SOBRE AS CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DO SOLO SEGUNDO A FAIXA ETÁRIA E ENTENDIMENTO DOS PARTICIPANTES. FORAM PINTADAS PEÇAS DE PAPELÃO (ENSINO INFANTIL) E PAREDES DOS MUROS (ENSINO FUNDAMENTAL). VERIFICOU-SE O INTERESSE E CURIOSIDADE DE PROFESSORES E ESTUDANTES, SOBRETUDO PORQUE A APRENDIZAGEM É LÚDICA E PARTICIPATIVA, O QUE PERMITE CONSIDERAR A EFICIÊNCIA DA METODOLOGIA E AMPLIAR AS AÇÕES PARA INSERÇÃO DA DISCUSSÃO DA TEMÁTICA EM SALA DE AULA, PELA ADOÇÃO DE DIFERENTES PRÁTICAS QUE VENHAM A REPERCUTIR NA POPULARIZAÇÃO DO ENSINO DO SOLO NAS ESCOLAS.