O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR AS TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E A SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS E TERMINOLOGIAS NO QUE SE REFERE A COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS EM AULAS EXPOSITIVAS, DEMONSTRATIVAS E “PROATIVAS”. PARA TANTO FOI ESTRUTURADA E APLICADA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTITULADA “QUÍMICA DA VIDA”. A SEQUÊNCIA CONGREGOU AULA EXPOSITIVA, DEMONSTRATIVA, QUIZ, POEMA, TEATRO E MÚSICA. DISCUTINDO O TRABALHO DOCENTE, TRAZENDO A TAREFA DE INCREMENTAR O SEU REPERTÓRIO DE AULAS COM ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS, O GRUPO DO PIBID REALIZOU ESSA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E ANALISOU A PARTICIPAÇÃO E AS PRODUÇÕES DOS ESTUDANTES AO LONGO DELA, UTILIZANDO DE DIÁRIO DE CAMPO E QUESTIONÁRIO, PARA CONSTITUIR UM CORPUS DE REFLEXÕES QUE POSSAM PERMITIR O APERFEIÇOAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE. AS ANÁLISE TROUXERAM INDICATIVOS DE QUE, ASSOCIADO À BUSCA DE DIFERENTES POSTURAS, HABILIDADES E LINGUAGENS DOS ESTUDANTES, DEVE-SE TRAZER ELEMENTOS CULTURAIS E COTIDIANOS COM MAIS PROFUNDIDADE, PARA QUE AO ATRIBUIR SENTIDO AO QUE SE APRENDE, O ESTUDANTE PROTAGONIZE O SEU APRENDIZADO.