ESSE TRABALHO TEVE O PROPÓSITO DE CONHECER E VIVENCIAR O DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA INFORMÁTICA ACESSÍVEL DESENVOLVIDO PELA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS EXCEPCIONAIS DE CAICÓ/RN, QUANTO AOS ASPECTOS EDUCACIONAL E PEDAGÓGICO E OS EFEITOS QUE ESTE TEM PROPORCIONADO AS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS BUSCANDO UMA INCLUSÃO DIGITAL. PARA TANTO, UTILIZOU-SE METODOLOGICAMENTE DA ABORDAGEM QUALITATIVA DE CUNHO ETNOGRÁFICO, POSSIBILITANDO-SE PELOS ALUNOS QUE COMPÕEM O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE – E O PROGRAMA PEDAGÓGICO ESPECÍFICO – PPE – UTILIZANDO-SE DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS QUE FAVORECESSEM A CONSTRUÇÃO DESSE TRABALHO. DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS ELENCA-SE A PROPOSTA DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS E METODOLOGIAS UTILIZADAS PARA QUE OS ALUNOS PUDESSEM MANUSEAR O COMPUTADOR, VERIFICANDO OS EFEITOS, AVANÇOS E RESISTÊNCIAS DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS QUANTO AO PROGRAMA OFERECIDO.