ESTE TRABALHO APRESENTA AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO DE EXTENSÃO “JOGOTECA ANANIN: UMA FORMA LÚDICA DE APRENDER MATEMÁTICA”, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, CUJA A FINALIDADE É A DEMONSTRAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS FEITOS COM O APROVEITAMENTO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS OU DE BAIXO CUSTO PARA O AUXÍLIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA, BEM COMO ESTIMULAR O RACIOCÍNIO LÓGICO E A SENSIBILIZAÇÃO SOBRE A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NOS ESTUDANTES. COMO METODOLOGIA, FOI APRESENTADA UMA PALESTRA PELOS DISCENTES DA UFPA AOS ALUNOS DA ESCOLA AONDE O PROJETO É DESENVOLVIDO, ABORDANDO TEMAS COMO: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ALUNOS NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA. POSTERIORMENTE, FORAM DESENVOLVIDOS JOGOS COMO: “TABUADA SORTEADA” E MATEMÁTICANDO; PRODUZIDOS COM MATERIAIS REAPROVEITADOS, TRAZIDOS PELOS PRÓPRIOS ALUNOS DA ESCOLA, COM FINS DE PROMOVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O COMPROMISSO AMBIENTAL. O PROJETO FOI EXECUTADO POR DISCENTE DA UFPA, DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA E TEVE COMO PÚBLICO ALVO ALUNOS DO 6º ANO DA ESCOLA SISTEMA DE ENSINO AMAZÔNIA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM CONSIDERADOS POSITIVOS, POIS A REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS SUSTENTÁVEIS PARA A FABRICAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS MATEMÁTICOS INFLUÊNCIA VÁRIOS ESTUDANTES PARA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL, COMO TAMBÉM AUXILIA NA APRENDIZAGEM, DOCÊNCIA E NA DIVERSIFICAÇÃO DO ENSINO.