ATUALMENTE HÁ UMA GRANDE NECESSIDADE DE SE DISCUTIR A RESPEITO DE TEMAS RELACIONADOS AO MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO E CIDADANIA SEMPRE BUSCANDO A SUSTENTABILIDADE. NESSA PERSPECTIVA DE INTEGRAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ESCOLA, A CRIAÇÃO DA HORTA VERTICAL ORGÂNICA VIABILIZOU AÇÕES IMPORTANTES COMO DEBATES, ESTUDOS, ATIVIDADES SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS, ALIMENTARES E NUTRICIONAIS, ALÉM DE DIVERSAS PESQUISAS; PROPORCIONANDO UM TRABALHO PEDAGÓGICO DINÂMICO E PARTICIPATIVO. ESSA INCLUSÃO PERMITIU O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NO EDUCANDO, INFLUENCIANDO EM SUA FORMA DE AGIR FRENTE ÀS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS, ALÉM DE REORIENTAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E PERMITIR UMA VISÃO CLARA DOS SISTEMAS ECOLÓGICOS. NESSE SENTIDO FOI DESENVOLVIDO O PROJETO DE “HORTA ESCOLAR” APLICADAS NAS TURMAS DOS 1OS ANOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FRANCISCO ERNESTO DO RÊGO, LOCALIZADA NA CIDADE DE QUEIMADAS - PB. A CONSTRUÇÃO DA HORTA DESENVOLVEU NOS ALUNOS, DE MODO INTEGRADO, A CONSCIÊNCIA DA RESPONSABILIDADE PARA COM O MEIO AMBIENTE, RESPEITANDO O ESPAÇO BIÓTICO E ABIÓTICO A SUA VOLTA, PROPORCIONANDO COMO ATIVIDADE EXTRACURRICULAR UM ESPAÇO DE ESTUDO, EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGEM, NA FORMA DE UMA HORTA ESCOLAR; POSSIBILITANDO CONDIÇÕES PARA OS ALUNOS PERCEBEREM A HORTA COMO UM ESPAÇO VIVO, ONDE OS ORGANISMOS JUNTOS FORMAM UMA CADEIA, PROPORCIONANDO UMA PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL E FONTE DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL; OPORTUNIZANDO A DESCOBERTA DAS TÉCNICAS DE PLANTIO E CUIDADOS COM AS PLANTAS, TÉCNICAS DE MANEJO E PROTEÇÃO DA ESTRUTURA DO SOLO.