COM AS MUDANÇAS EDUCACIONAIS, VÁRIAS PESQUISAS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS SURGIRAM NA INTENÇÃO DE MELHORAR A QUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS. DESSA FORMA, ESTA PESQUISA DESENVOLVE-SE A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO E OBJETIVA-SE INVESTIGAR A PRÁTICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM SEIS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA – PB. A PARTIR DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM DEZ DOCENTES DAS SEIS ESCOLAS, OS RESULTADOS ANALISADOS DEMONSTRAM QUE MUITOS DESSES PROFESSORES APESAR DE ESTAREM SATISFEITOS COM A PROFISSÃO A QUAL ESCOLHERAM SEGUIR, ESTÃO FICANDO DESMOTIVADOS COM A AUSÊNCIA DE UMA ASSISTÊNCIA, POIS LHE FALTAM MUITOS MATERIAIS PARA A EFETIVAÇÃO DE SUA PRÁTICA. ALÉM DO POUCO MATERIAL DISPONÍVEL PARA A EFETIVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE E DA PRECÁRIA ESTRUTURA FÍSICA COMO, POR EXEMPLO: LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS E COMPUTAÇÃO DESATIVADOS POR FALTA DE MANUTENÇÃO. ADEMAIS, OS PROFESSORES ACREDITAM QUE FALTA VALORIZAÇÃO À DOCÊNCIA DA COMUNIDADE ESCOLAR E QUANTO AOS PROCEDIMENTOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS CONCLUI-SE QUE OS PROFESSORES ESTÃO, DECERTO, TRABALHANDO SUA PRÁTICA EDUCATIVA NUMA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA ATIVA, QUE SE OBJETIVA NA AUTONOMIA DO ALUNO QUANTO AO SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, APESAR DE EXISTIREM ALGUMAS DIFICULDADES APONTADAS PELOS PROFESSORES EM SALA DE AULA QUE ESTÃO RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA E A AUTONOMIA DO PROFESSOR NO PROCESSO EDUCATIVO.