Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ENSINO DE ELETROSTÁTICA UTILIZANDO APRENDIZAGEM BASEADA POR PROBLEMAS

Palavra-chaves: UNIDADE DIDÁTICA, ELETROSTÁTICA, APRENDIZAGEM POR PROBLEMAS, METODOLOGIAS ATIVAS Pôster (PO) AT 02: Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade
"2019-09-02 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56786
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 949
    "inscrito_id" => 1506
    "titulo" => "ENSINO DE ELETROSTÁTICA UTILIZANDO APRENDIZAGEM BASEADA POR PROBLEMAS"
    "resumo" => "A APROXIMAÇÃO DA CIÊNCIA COM O COTIDIANO DO ALUNO PASSA PELO PLANEJAMENTO DE AULAS CONTEXTUALIZADAS, ATRATIVAS E MOTIVADORAS. NESTA PERSPECTIVA, A PROPOSIÇÃO DO ENSINO DE ELETROSTÁTICA UTILIZANDO SITUAÇÕES PROBLEMAS APRESENTADAS EM REPORTAGENS DISPONÍVEIS NA INTERNET,  VIABILIZANDO UMA APRENDIZAGEM BASEADA POR PROBLEMAS (ABP), ENFATIZA A RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE A FÍSICA E O COTIDIANO DO DISCENTE E POSSIBILITA UMA ALTERNATIVA DE ENSINO DE ELETROSTÁTICA EM UMA PROPOSTA ATIVA E MOTIVADORA. DESTA FORMA O PRESENTE TRABALHO PROPÕE O ENSINO DE ELETROSTÁTICA ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DIDÁTICA A SER APLICADA NO IFRN - CAMPUS JOÃO CÂMARA, VOLTADA A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, COM DURAÇÃO DE 3 ENCONTROS DE 100 MIN CADA, UTILIZANDO APRENDIZAGEM BASEADA POR PROBLEMAS, USANDO TRÊS REPORTAGENS DISPONÍVEIS NOS SÍTIOS DO G1, HORA CERTA E UNB, QUE APRESENTAM PROBLEMAS RELACIONADOS A ELETRICIDADE E QUE SÃO CAPAZES DE SEREM RESOLVIDOS COM OS CONHECIMENTOS FÍSICOS ADQUIRIDOS DURANTE AS AULAS. APÓS A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, ESPERA-SE QUE OS DISCENTES TENHAM COMPREENDIDO OS CONTEÚDOS CONCEITUAIS RELACIONADOS AO POTENCIAL ELÉTRICO, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS, BUSCANDO CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA E INCENTIVANDO A AUTONOMIA, PROTAGONISMO DO ALUNO NESTE PROCESSO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 02: Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade"
    "palavra_chave" => "UNIDADE DIDÁTICA, ELETROSTÁTICA, APRENDIZAGEM POR PROBLEMAS, METODOLOGIAS ATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA2_ID1506_01082019174824.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JARDEL FRANCISCO BONFIM CHAGAS"
    "autor_nome_curto" => "JARDEL BONFIM"
    "autor_email" => "jardel.bonfim@ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => "IFRN - JOÃO CÂMARA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56786
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 949
    "inscrito_id" => 1506
    "titulo" => "ENSINO DE ELETROSTÁTICA UTILIZANDO APRENDIZAGEM BASEADA POR PROBLEMAS"
    "resumo" => "A APROXIMAÇÃO DA CIÊNCIA COM O COTIDIANO DO ALUNO PASSA PELO PLANEJAMENTO DE AULAS CONTEXTUALIZADAS, ATRATIVAS E MOTIVADORAS. NESTA PERSPECTIVA, A PROPOSIÇÃO DO ENSINO DE ELETROSTÁTICA UTILIZANDO SITUAÇÕES PROBLEMAS APRESENTADAS EM REPORTAGENS DISPONÍVEIS NA INTERNET,  VIABILIZANDO UMA APRENDIZAGEM BASEADA POR PROBLEMAS (ABP), ENFATIZA A RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE A FÍSICA E O COTIDIANO DO DISCENTE E POSSIBILITA UMA ALTERNATIVA DE ENSINO DE ELETROSTÁTICA EM UMA PROPOSTA ATIVA E MOTIVADORA. DESTA FORMA O PRESENTE TRABALHO PROPÕE O ENSINO DE ELETROSTÁTICA ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DIDÁTICA A SER APLICADA NO IFRN - CAMPUS JOÃO CÂMARA, VOLTADA A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, COM DURAÇÃO DE 3 ENCONTROS DE 100 MIN CADA, UTILIZANDO APRENDIZAGEM BASEADA POR PROBLEMAS, USANDO TRÊS REPORTAGENS DISPONÍVEIS NOS SÍTIOS DO G1, HORA CERTA E UNB, QUE APRESENTAM PROBLEMAS RELACIONADOS A ELETRICIDADE E QUE SÃO CAPAZES DE SEREM RESOLVIDOS COM OS CONHECIMENTOS FÍSICOS ADQUIRIDOS DURANTE AS AULAS. APÓS A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, ESPERA-SE QUE OS DISCENTES TENHAM COMPREENDIDO OS CONTEÚDOS CONCEITUAIS RELACIONADOS AO POTENCIAL ELÉTRICO, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS, BUSCANDO CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA E INCENTIVANDO A AUTONOMIA, PROTAGONISMO DO ALUNO NESTE PROCESSO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 02: Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade"
    "palavra_chave" => "UNIDADE DIDÁTICA, ELETROSTÁTICA, APRENDIZAGEM POR PROBLEMAS, METODOLOGIAS ATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA2_ID1506_01082019174824.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JARDEL FRANCISCO BONFIM CHAGAS"
    "autor_nome_curto" => "JARDEL BONFIM"
    "autor_email" => "jardel.bonfim@ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => "IFRN - JOÃO CÂMARA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

A APROXIMAÇÃO DA CIÊNCIA COM O COTIDIANO DO ALUNO PASSA PELO PLANEJAMENTO DE AULAS CONTEXTUALIZADAS, ATRATIVAS E MOTIVADORAS. NESTA PERSPECTIVA, A PROPOSIÇÃO DO ENSINO DE ELETROSTÁTICA UTILIZANDO SITUAÇÕES PROBLEMAS APRESENTADAS EM REPORTAGENS DISPONÍVEIS NA INTERNET, VIABILIZANDO UMA APRENDIZAGEM BASEADA POR PROBLEMAS (ABP), ENFATIZA A RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE A FÍSICA E O COTIDIANO DO DISCENTE E POSSIBILITA UMA ALTERNATIVA DE ENSINO DE ELETROSTÁTICA EM UMA PROPOSTA ATIVA E MOTIVADORA. DESTA FORMA O PRESENTE TRABALHO PROPÕE O ENSINO DE ELETROSTÁTICA ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DIDÁTICA A SER APLICADA NO IFRN - CAMPUS JOÃO CÂMARA, VOLTADA A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, COM DURAÇÃO DE 3 ENCONTROS DE 100 MIN CADA, UTILIZANDO APRENDIZAGEM BASEADA POR PROBLEMAS, USANDO TRÊS REPORTAGENS DISPONÍVEIS NOS SÍTIOS DO G1, HORA CERTA E UNB, QUE APRESENTAM PROBLEMAS RELACIONADOS A ELETRICIDADE E QUE SÃO CAPAZES DE SEREM RESOLVIDOS COM OS CONHECIMENTOS FÍSICOS ADQUIRIDOS DURANTE AS AULAS. APÓS A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, ESPERA-SE QUE OS DISCENTES TENHAM COMPREENDIDO OS CONTEÚDOS CONCEITUAIS RELACIONADOS AO POTENCIAL ELÉTRICO, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS, BUSCANDO CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA E INCENTIVANDO A AUTONOMIA, PROTAGONISMO DO ALUNO NESTE PROCESSO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.