OS ESTUDOS SOBRE LETRAMENTO CONTRIBUÍRAM SIGNIFICATIVAMENTE PARA A CONCEPÇÃO ATUAL DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL. O LETRAMENTO CONSISTE EM UM DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA UTILIZAR A LEITURA E A ESCRITA NAS PRÁTICAS SOCIAIS E NÃO SOMENTE O SABER LER MECANICAMENTE. NA CONCEPÇÃO ATUAL DE ALFABETIZAÇÃO É DEFENDIDO QUE A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA PRECISA ESTAR VINCULADA ÀS PRÁTICAS REAIS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO, A FIM DE QUE O SUJEITO POSSA VIVENCIAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NÃO SÓ DA NOTAÇÃO ALFABÉTICA, MAS TAMBÉM DA LINGUAGEM QUE USA AO LER E ESCREVER. DITO ISTO, O OBJETIVO GERAL DO PRESENTE TRABALHO É DISCUTIR SOBRE O LETRAMENTO E SUA IMPORTÂNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES E OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÃO: A) DISCUTIR SOBRE O LETRAMENTO E OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM; B) DISCORRER SOBRE OS MÉTODOS TRADICIONAIS E A CONCEPÇÃO ATUAL DE ALFABETIZAÇÃO; C) ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS NOVAS CONCEPÇÕES SOBRE COMO ALFABETIZAR PARA PROMOVER A AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA. HÁ UMA NECESSIDADE DE SE FALAR SOBRE O TEMA ALUDIDO PARA PROMOVER REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PERSPECTIVA DO ALFABETIZAR LETRANDO. OS RESULTADOS APONTAM QUE É ESSENCIAL PROMOVER PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO ALIADAS AO LETRAMENTO PARA PROPORCIONAR A INSERÇÃO DOS EDUCANDOS NA CULTURA DA ESCRITA. POR CONSEGUINTE, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO SÃO PROCESSOS DIFERENTES QUE SE COMPLEMENTAM E SÃO INDISPENSÁVEIS PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA.