A TUTORIA TEM COMO PROPÓSITO PROMOVER O PROTAGONISMO DO ALUNO ATRAVÉS DO PROFESSOR TUTOR QUE DEVE SENSIBILIZAR O OLHAR DO TUTORANDO, PARA TUDO AQUILO QUE VIVENCIA NO SEU COTIDIANO, VISANDO UMA CONSTRUÇÃO DO SEU PROJETO DE VIDA. NESSA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO AVALIAR A IMPORTÂNCIA DA TUTORIA NO CONTEXTO DA ESCOLA INTEGRAL A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB. O TRABALHO POSSUI UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA, ONDE UTILIZOU-SE PARA A COLETA DE DADOS A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO. O QUESTIONÁRIO FOI APLICADO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE CUITÉ-PB, Á 45 ESTUDANTES DE TURMAS DO 1º AO 3º ANO. OBSERVOU-SE QUE OS ESTUDANTES RECONHECIAM A IMPORTÂNCIA DA TUTORIA NO DESENVOLVIMENTO TANTO DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO QUANTO PARA A SUA APRENDIZAGEM. A MAIOR PARTE DOS ENTREVISTADOS, AO DEFINIR A TUTORIA, MENCIONOU A AJUDA E AUXILIO QUE O PROGRAMA PROPORCIONA DURANTE A VIDA ESCOLAR. PERCEBEU-SE ASSIM QUE OS MESMOS RECONHECEM A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA E CONSIDERAM-NO UM FATOR QUE AUXILIA E CONTRIBUI NA SUA APRENDIZAGEM. NO ENTANTO, ALGUNS ESTUDANTES RELATARAM ALGUMAS DIFICULDADES NO PROGRAMA COMO O NÚMERO REDUZIDO DE ENCONTROS E A FALTA DE TEMPO DOS PROFESSORES PARA REUNIÕES. PERCEBE-SE ASSIM, QUE O PROGRAMA DE TUTORIA CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE PARA O PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES, E QUE MAIS TRABALHOS EM RELAÇÃO A ESSE PROGRAMA DEVEM SER DESENVOLVIDOS, PARA ASSIM IDENTIFICAR AS FALHAS EXISTENTES E APERFEIÇOÁ-LO.