O ENSINO-APRENDIZAGEM É UM PROCESSO QUE SEMPRE ESTEVE PRESENTE, SEJA DE FORMA DIRETA OU INDIRETA NOS RELACIONAMENTOS ENTRE OS HUMANOS. O BOM DESENVOLVIMENTO DESTA RELAÇÃO DEPENDERÁ DE UM BOM DIÁLOGO E DO USO DE RECURSOS DIDÁTICOS POR PARTE DO PROFESSOR. AS ATIVIDADES INOVADORAS E O USO DE SITUAÇÃO PROBLEMAS ENQUANTO ESTRATÉGIA DE ENSINO TEM SIDO DEFENDIDA NO ENSINO DA FÍSICA, SOBRETUDO COMO POSSIBILIDADE DE DESPERTAR A CURIOSIDADE E O CONSEQUENTE INTERESSE DO ESTUDANTE. NESTA PESQUISA OBJETIVOU-SE ANALISAR AS POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DAS ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NA COMPREENSÃO DE FENÔMENOS SONOROS, ONDAS SONORAS E PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOM. AS INTERVENÇÕES FORAM REALIZADAS NUMA TURMA DO ENSINO MÉDIO NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DA PERNAMBUCO E ORGANIZADAS DE ACORDO COM PRESSUPOSTOS DE VYGOTSKY QUE TOMA COMO BASE, A IDEIA DE QUE O SER HUMANO CONSTITUI-SE ENQUANTO TAL, QUANDO SE RELACIONA COM OS DEMAIS E QUE ESTE DESENVOLVIMENTO É PRODUZIDO PELO PROCESSO DE INTERNALIZAÇÃO DA INTERAÇÃO SOCIAL.